INTELIGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: INTEGRAÇÃO DE UM MODELO DE IMPLEMENTAÇÃO DE VIGILÂNCIA BASEADA EM EVENTOS PARA UNIDADES DO CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE (CIEVS)
“Inteligência em Saúde Pública; Vigilância Baseada em Eventos; CIEVS; Regulamento Sanitário Internacional; Sistema Único de Saúde”.
“A crescente complexidade das ameaças sanitárias globais e os desafios operacionais inerentes aos sistemas de saúde contemporâneos impõem a necessidade premente de aprimorar as capacidades de vigilância e resposta em saúde pública. No Brasil, o contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e a conformidade com o Regulamento Sanitário Internacional (RSI-2005) demandam o fortalecimento da Inteligência em Saúde Pública (ISP), particularmente através da Vigilância Baseada em Eventos (VBE). Este estudo identifica uma lacuna crítica na literatura e na prática: a ausência de um modelo de implementação estruturado, viável e adaptado de VBE nas unidades do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). A fragmentação de dados, as disparidades geográficas e a necessidade de capacitação profissional contínua figuram como entraves à eficácia da resposta. Diante desse cenário, o objetivo geral desta tese é desenvolver e validar um modelo de implementação ou fortalecimento da VBE para as Unidades CIEVS, visando fortalecer a inteligência e a vigilância de eventos que representam riscos potenciais à saúde pública no Brasil. A metodologia adotada é de abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos, estruturada em fases sequenciais que contemplam (a) uma revisão de escopo da literatura para mapeamento de práticas globais de Health Intelligence e de VBE; (b) o desenvolvimento de um modelo lógico de implementação, adaptado ao contexto do SUS e às especificidades territoriais, com base em entrevistas e questionários junto ao CIEVS Nacional e unidades selecionadas; (c) um estudo de caso em Unidades CIEVS para avaliar a viabilidade e aceitação do modelo; e (d) a elaboração de um plano de capacitação para gestores e equipes do CIEVS, com diretrizes e recomendações para a sustentabilidade das atividades de inteligência e VBE. Os resultados esperados incluem a produção de artigos científicos, um relatório técnico detalhado com o modelo lógico de implementação da VBE e um plano de qualificação profissional. Esta pesquisa busca contribuir com a detecção precoce de eventos, otimizar a análise de riscos, subsidiar a tomada de decisões informadas e oportunas e incrementar a resiliência do SUS frente a futuras emergências sanitárias, promovendo avanços substanciais na proteção da saúde da população brasileira”.