Banca de DEFESA: Raíssa Monnerat Rumpf

DISCENTE : Raíssa Monnerat Rumpf
DATA : 07/06/2023
LOCAL: link na página do programa

"CLIQUE E COMBATA A DENGUE”: O CALL TO ACTION DAS CAMPANHAS DO INSTAGRAM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL PARA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA ENTRE 2018 E 2021"

“COMUNICAÇÃO. DENGUE. INSTAGRAM. SAÚDE PÚBLICA. CALL TO ACTION. ANALISE DO DISCURSO.”

“O Brasil enfrenta, anual e ciclicamente, epidemias de dengue, zika e chikungunya. Apesar da constante vigilância e divulgação de campanhas de combate ao vetor dessas doenças, o mosquito Aedes aegypti, o que se observa é um aumento constante do número de casos no Brasil, ano após ano. Com a pandemia de COVID-19, decretada no Brasil no início do ano de 2020, este quadro ficou ainda mais sensível. Enquanto a pandemia de COVID se espalhava, o vetor da dengue seguia seu ciclo de vida e seus picos de procriação, deixando a população brasileira vulnerável não apenas à ameaça do coronavirus, mas também a deste antigo conhecido dos climas tropicais, o Aedes. Mas, em todos esses anos de combate ao mosquito, será que não aprendemos nada sobre como efetivamente combatê-lo? Um dos pilares principais de controle de um vetor como o Aedes, que representa uma emergencia em saúde pública para o país, além das medidas de controle diretas tomadas pelo estado, como a fiscalização, é o pilar da comunicação. Este pilar, para além das campanhas audiovisuais - veiculadas antigamente apenas nos canais de televisão aberta, jornais impressos e panfletos, e atualmente inseridas e desenvolvidas para as redes sociais como Instagram, WhatsApp e TikTok - também é composto por estratégias que impulsionam essas campanhas, as aproximam do público alvo e as tornam mais acessíveis, compreensíveis e capazes de mobilizar o interlocutor a tomar uma atitude diante de determinada situação. Esta dissertação faz um recorte temporal justamente da sobreposição da pandemia de COVID-19 e das epidemias de dengue, zika e chikungunya, entre os anos de 2018 e 2021. Assim, analisou-se o uso da ferramenta de marketing digital Call to Action no Instagram do Ministério da Saúde no período compreendido. A pesquisa é de caráter exploratório de enforque quali-quantitativo, cumprindo uma análise teórica das publicações de comunicação do MS voltadas para a dengue, zika e chikungunya. Após síntese e sistematização desse conteúdo, foram produzidos dois artigos científicos. O primeiro com enfoque quantitativo, avaliou que, no total de 187 publicações analisadas, 168 dessas utilizaram a ferramenta do CTA. Esta pesquisa aponta que, apesar da grande quantidade de CTAs publicados, seu emprego não está de acordo com os critérios de elaboração de CTAs efetivos e eficazes. O segundo artigo foi produzido com enfoque qualitativo, partindo da abordagem da Análise do Discurso Francesa, apontando escolhas semânticas e conotações de linguagem presentes nos CTAs de duas campanhas escolhidas para análise.”

Presidente - 1701960 - ANA VALERIA MACHADO MENDONCA
Externa ao Programa - 1327008 - FERNANDA VASQUES FERREIRA
Interna - 1425024 - MARIA FATIMA DE SOUSA
Externa à Instituição - PATRÍCIA MONTEIRO CRUZ MENDES - UFPB