Banca de DEFESA: LUCAS AGUSTINHO FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS AGUSTINHO FERNANDES
DATA : 13/05/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma teams
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL DOS ADOLESCENTES DAS CAPITAIS BRASILEIRAS


PALAVRAS-CHAVES:

“Serviços de saúde escolar. Promoção da saúde. Saúde bucal. Atenção primária à saúde. Política pública.”


PÁGINAS: 1000
RESUMO:

“Políticas de promoção da saúde bucal nas escolas são implementadas em aproximadamente 72,4% dos países, entretanto, sua avaliação é um desafio para a maioria deles. No Brasil, o Programa Saúde na Escola (PSE) tem esse compromisso a saúde bucal na escola, porém seu processo de monitoramento e avaliação ainda apresenta lacunas. Este estudo objetiva avaliar o Programa Saúde na Escola com foco nos fatores associados à promoção da saúde bucal dos estudantes das escolas das capitais brasileiras. Trata-se de um estudo avaliativo de desenho transversal realizado em três etapas: (I) análise da implementação do Programa por meio da análise documental das normativas e análise descritivas da adesão ao PSE de 2007 a 2021; (II) análise da infraestrutura das escolas que registraram ações de saúde bucal em que a Análise Fatorial Exploratória e a Análise Multivariada da Variância foram utilizadas para examinar a relação entre as atividades de saúde bucal e as características organizacionais das escolas; e (III) análise da associação das ações de saúde bucal do Programa com a frequência de escovação, utilização de serviços odontológicos e relato de dor de dente de adolescentes das capitais brasileiras em 2019 por meio de um estudo ecológico de análise multinível da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Na primeira etapa (I) do estudo, identificou-se que a institucionalização do PSE no Brasil permitiu a expansão das ações de promoção da saúde na escola em 15 anos de implementação, evidenciado pela crescente adesão que atingiu mais de 97% dos municípios do território nacional. Na segunda etapa (II), foi verificada associação das atividades de saúde bucal com a infraestrutura das escolas, encontrando que há diferenças significativas entre os grupos de atividades nas variáveis relacionadas ao ambiente favorável à alimentação e higiene (p=0,000), à integração escola-comunidade e nutrição escolar (p=0,000) e à participação da comunidade escolar (p=0,027), assim, sugere-se que melhorar a infraestrutura e reforçar a colaboração intersetorial podem potencializar as ações de promoção da saúde bucal na escola. E na terceira (III) etapa, constatou-se que a adesão ao PSE apresentou resultado positivo na frequência de escovação dos estudantes, com um coeficiente de 0,341 (p=0,022) e odds ratio (OR) de 1,41 (IC95% 1,05-1,89), indicando que estudantes de escolas com o PSE têm 1,41 vezes mais chances de escovar os dentes duas ou mais vezes ao dia. E a presença do PSE foi um fator protetor para dor de dente, com um coeficiente de -0,312 (p=0,028) e OR de 0,73 (IC95% 0,55-0,97). Logo, os resultados enfatizam a importância do PSE na promoção de saúde bucal em escolas, em especial no aumento da frequência de escovação e proteção contra a dor de dente. Em suma, o PSE contribui para a melhoria das condições de saúde bucal dos adolescentes, ao passo que garantir a qualidade da infraestrutura das escolas e da relação intersetorial são essenciais para seu efeito. Além disso, reforça a importância de aprimorar o monitoramento e a avaliação contínua do PSE, integrando dados populacionais para ampliar a compreensão sobre os efeitos dessas intervenções no contexto brasileiro.”


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1377820 - GILBERTO ALFREDO PUCCA JUNIOR
Presidente - 2221672 - HELENA ERI SHIMIZU
Externa à Instituição - LUCIANA SEPULVEDA KOPTCKE - FIOCRUZ
Externa à Instituição - MARIA DO CARMO MATIAS FREIRE - UFG
Interno - 1840722 - MAURO NISKIER SANCHEZ
Notícia cadastrada em: 22/04/2025 17:04
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