PRÁTICAS CORPORAIS NO QUILOMBO SÍTIO VEIGA: A DANÇA DE SÃO GONÇALO COMO FATOR IDENTITÁRIO
Corpo. Cultura. Práticas Corporais. Dança de São Gonçalo. Quilombo.
As práticas corporais constituem-se objeto de estudo de vários campos disciplinares. Entre essas práticas tem-se a dança, que é o objeto de estudo desta tese. A Dança de São Gonçalo é a maior manifestação cultural e religiosa do quilombo Sítio Veiga, sendo uma prática corporal centenária, trazida pelo casal fundador Chiquinho Ribeiro e Antônia Eugênio da cidade de Paus dos Ferros – RN em 1906 e repassada de geração em geração. Esta tese teve por objetivo compreender as corporeidades e as construções identitárias dos/as participantes da Dança de São Gonçalo no Quilombo Sítio Veiga, localizado no sertão central cearense, no município de Quixadá, Ceará, Brasil, considerando-a como um processo ritual, conformado por distintos ritos e percepções sensoriais. Atualmente a dança acontece na Festa da Dança de São Gonçalo, realizada no quilombo todos os meses de novembro. O estudo se pautou na pesquisa de campo, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando-se como técnicas: a observação, a entrevista e o questionário. Os atores sociais da pesquisa foram os participantes da dança, o Mestre da Cultura, o tocador e as 12 (doze) dançadeiras. A dança está dividida em três etapas, que se conformam em ritos a saber: a Procissão; as Jornadas; a Despedida. A Dança de São Gonçalo, em particular, se expressa na interculturalidade, valorizando a riqueza do grupo e culturas, contribuindo para o fortalecimento e a reafirmação dos aspectos identitários da comunidade. Na jornada acadêmica foram construídos 2 (dois) documentários sobre a Dança de São Gonçalo no Quilombo Sítio Veiga, o primeiro apresenta a música com a letra completa da dança cantada na voz do mestre Joaquim Roseno, e o segundo aborda todo o processo do ritual da dança da pesquisa em tela.