Senhoras e senhores, ponham a mão no chão”: diálogos de gênero nas culturas infantis por meio do desenho
Infância; Desenho; Brincadeira; Gênero
Quando as crianças brincam, seus corpos se comunicam com o mundo e nessa perspectiva é necessário compreender as representações sociais que são abordadas sobre gênero na escola, nas brincadeiras e nas interações com os pares. O brincar e o desenho são atividades típicas das crianças, em que a infância, enquanto categoria geracional permanente, visualiza as crianças como atores e atrizes sociais com agência e protagonismo. O objetivo do trabalho é compreender as relações de gênero evidenciadas nos desenhos sobre brincadeiras da coleção do grupo Imagem. O referencial teórico, à luz da Sociologia da Infância, expressa os elementos necessários para identificar os seres plurais que brincam, desenham, mas que devem falar, expor anseios e questionamentos. Diante desses apontamentos, a partir de um inventário da coleção de desenhos infantis do grupo Imagem, com o total de 24 trabalhos acadêmicos, entrevistas semiestruturadas e aproximadamente 1.600 desenhos das crianças de diversos tempos e espaços, foi realizado um recorte de 14 pesquisas com a temática de brincadeiras preferidas e suas variações. Por conseguinte, serão descritas e analisadas as brincadeiras das crianças por meio dos seus desenhos, levando em consideração as características regionais, culturais e, como eixo principal, as relações de gênero. A partir dos desenhos da coleção, observa-se que existe uma preferência dos meninos por atividades esportivas como o futebol, e as meninas selecionam brincadeiras como pular corda, casinha e outras. Entretanto, dentro da categoria das brincadeiras tradicionais identifica-se uma preferência mista entre meninos e meninas. Ademais, por se tratar de um estudo de cunho comparado, percebe-se que é necessário um tratamento teórico metodológico que contribua para o processo de análise e interpretação dos desenhos das meninas e dos meninos.