EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO HUMANA E A ONTOLOGIA DE LUKÁCS: UM ESTUDO DAS CATEGORIAS TRABALHO E ALIENAÇÃO – OBJETIVAÇÃO E ESTRANHAMENTO – COMO DETERMINAÇÕES FUNDANTES PARA O CONTEMPORÂNEO DEBATE DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Educação, educação física, trabalho; ontologia do ser social; formação humana, Lukács, Marx.
O objetivo desta tese é buscar, nos estudos de György Lukács, contribuições para o debate que a Educação Física vem realizando sobre a educação e a formação humana. Neste sentido, estão sendo investigados os seguintes objetivos específicos: a) Analisar os estudos desenvolvidos por Lukács sobre a ontologia do ser social e suas relações com a formação humana; b) Identificar as determinações ontológicas das categorias do trabalho e da alienação na atual condição social capitalista; c) Comparar o complexo da formação humana com as categorias do trabalho e da alienação; d) Verificar as determinações ontológicas da formação em um processo de humanização; e)Buscar na literatura produzida, no campo da Educação Física, pontos de convergência e conflito acerca da temática da formação Humana; f)Estruturar possíveis mediações e contribuições do pensamento de Lukács com a Educação Física brasileira. A metodologia utilizada é o materialismo histórico e dialético. A hipótese a cerca da pesquisa é a de que os estudos das categorias do trabalho e da alienação, de György Lukács, em “Para uma ontologia do ser social”, consignados na década de 1970, ainda hoje, são fundamentais para análise, desenvolvimento e compreensão do processo de humanização e, para a produção de uma teoria social crítica alinhada à emancipação humana.