Balanço Cientométrico da Pedagogia do Esporte na Educação Física Brasileira
Educação Física; Produção do Conhecimento; Pedagogia do Esporte; Cientometria.
Este projeto tem como propósito de estudo realizar o balanço cientométrico da produção científica em Pedagogia do Esporte. Justifica-se pela escassez de estudos na subárea pedagógica que tratam, por um lado, das teorias pedagógicas da Educação Física e, por outro, à incipiente constituição da Pedagogia do Esporte no Brasil. Deste modo, busca situar e problematizar a contemporaneidade do tema, tendo em vista a compreensão de sua gênese, desenvolvimento em relação às determinações histórico-epistemológicas. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico de caráter quali-quantitativo do tipo exploratório combinado com análises baseadas em indicadores cientométricos. Assim, para compreendermos como a Pedagogia do Esporte tem se constituído historicamente e atualmente na produção científica da Educação Física brasileira, partimos da materialidade produzida e sistematizada na área durante o período entre os anos 2000 e 2020. Para tanto, elaboramos a matriz cientométrica para os momentos de coleta e análise dos dados: Levantamento de Teses, Dissertações e Artigos produzidos e a constituição dos programas de pós-graduação, das linhas e dos grupos de pesquisa em Pedagogia do Esporte. A segunda etapa será a identificação de autores e obras que foram referências na produção científica e, a terceira etapa é a elaboração de grafos de hereditariedade acadêmica a partir dos protagonistas (autores, orientadores e líderes dos grupos de pesquisa). Por fim, a análise crítica buscará desvelar as determinações histórico-científicas que incidiram na atual configuração da Pedagogia do Esporte no Brasil.