György Lukács e a Educação Física Brasileira: mediações a partir da estética
Educação Física, estética marxista, formação da sensibilidade, cultura corporal, omnilateralidade.
O objetivo desta tese foi compreender como os estudos estéticos de Gyorgy Lukács contribuem com o debate que a Educação Física vem realizando sobre a estética. Nesta direção sistematizamos as categorias centrais dos estudos estéticos de Lukács – particularidade, mimese, catarse, vida cotidiana, reflexo estético - para compreender o caráter educativo da objetivações artísticas em evocar sentimentos humanos genuínos e proporcionar conhecimento sobre a vida. Em seguida analisamos a produção do conhecimento que a Educação Física desenvolve sobre a estética. E construímos mediações da discussão dos estudos estéticos de Lukács com a Educação Física brasileira. Este foi um trabalho teórico que utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica. Como resultado de primeiras aproximações apontamos que os estudos estéticos de Lukács apresentam contribuições críticas para o debate de estética na Educação Física, as quais área deve preocupar-se com: a) o desenvolvimento da autoconsciência do gênero humano; b) a elevação da subjetividade desenvolvida no cotidiano; c) a formação omnilateral; d) a educação dos sentidos humanos pela via corpórea e construção de espaços para apreciação e fruição; e) o método lógico-histórico do conhecimento com ênfase a particularidade; f) a construções de espaços para afirmação da capacidade criadora do ser humano; E que o método ontológico-genético de Lukács poderia ser uma ferramenta ao estudo da gênese e da estrutura de cada elemento da cultura corporal, no sentido de permitir uma aproximação com as suas particularidades e o conhecimento acumulado pela humanidade. Além de possibilitar aprofundamentos nos objetos de estudos da Educação Física no sentido de serem problematizados a partir do ciclo problemático do agradável, aproximando a cultura corporal do debate de objetos estéticos e pseudoestéticos discutidos por Lukács, para localizar quais são as manifestações e formas dos elementos da cultura corporal que permitem os sujeitos de realizar a superação da singularidade privada pelo efeito da catarse, ou ainda, as que estão ligadas somente ao âmbito do agradável, no intuito de contribuir com a luta contra a alienação.