O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO: O PRESCRITO E O APRESENTADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Currículo, Educação Física, Instituto Federal, Ensino Médio Integrado.
O projeto versa sobre Educação Física e currículo em um instituto da Rede Federal de Educação Brasileira. A pesquisa tem como objetivo principal compreender a constituição e desenvolvimento do currículo prescrito e apresentado da Educação Física do Instituto Federal do Maranhão para o Ensino Médio Integrado. Possui como aporte teórico José Gimeno Sacristán, conforme fases de objetivação para o desenvolvimento do currículo (currículo prescrito e currículo apresentado aos professores). Trata-se de pesquisa qualitativa com escopo exploratório-descritivo. Os procedimentos metodológicos a serem adotados são revisão bibliográfica e análise documental. Para a revisão bibliográfica será realizado uma busca no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações das pesquisas que contemplam Educação Física, Currículo, Institutos Federais e Ensino Médio Integrado. Para ter acesso aos documentos, será realizado um questionário e entrevistas semiestruturadas, junto aos professores de Educação Física do Instituto Federal do Maranhão. A base para análise documental serão os planos dos cursos (documentos curriculares) de Ensino Médio Integrado de 28 Campi do Instituto Federal do Maranhão, especificamente a organização curricular (ementa) do componente Educação Física. O método utilizado será Análise de Conteúdo de Bardin, organizada em torno de três etapas: pré-análise; organização do material e o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação.