A dança nas escolas-parque de Brasília/DF: passos e (des)compassos de uma história em movimento
dança na escola; currículo; prática pedagógica; escolas-parque.
Esta pesquisa se propõe a realizar uma investigação enfoque interpretativo sobre a realidade da dança nas escolas-parque, caracterizando-a como pesquisa de cunho qualitativo. Para uma compreensão mais abrangente em relação à dança na escola em âmbito nacional, foi realizada uma revisão sistemática entre teses e dissertações publicadas no período de 2015 a 2020. Os resultados apontaram que há uma abordagem polivalente sobre aspectos que são considerados essenciais pelos professores, demonstrando que os currículos, em si, têm pouca influência sobre as práticas pedagógicas de dança. Apresentamos, então, uma síntese com as leis gerais que regem a dança no currículo nacional e de Brasília/DF. Atualmente, Brasília conta com 8 escolas parque, 5 no Plano Piloto e 3 em outras Regiões Administrativas do DF. A partir da entrada em campo em visita à estas escolas, constatamos que não está definido de forma padronizada o modo de oferta da dança nas escolas-parque. As escolas-parque têm realizado suas atividades de dança conforme a organização interna de cada instituição escolar. Observamos que a responsabilidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas de dança na escola tem ficado a cargo de professores de arte, educação física ou dança, sendo que professores licenciados em dança, atuando diretamente com essa disciplina, ainda são minoria na realidade das escolas-parque. Verificamos que é necessário que haja uma compreensão da importância dessa disciplina mediante à cultura escolar, e que seamplie a realização de concursos para essa área. Dentre as escolas-parque que desenvolvem projetos de dança, foram definidos três em que a investigação foi aprofundada: os projetos da Escola Parque 307/308 Sul, da Escola Parque 313/314 Sul e da Escola Parque Anísio Teixeira da Ceilândia. Realizamos entrevistas com 7 professores de dança atuantes nessas escolas. Concluímos que as escolas que têm a dança enquanto projeto/oficina/disciplina estão transformado significativamente a vida de seus educandos e ampliado a concepção sobre a importância da dança em meio ao currículo e às práticas pedagógicas perante toda a comunidade escolar.