Perfil de atletas brasileiros de elite em dupla carreira acadêmica-esportiva: uma análise holística
Esporte de alto rendimento, Educação, Conciliação.
A dupla carreira esportiva tem sido incentivada e apoiada em muitos países, oportunizando aos atletas de elite meios para a conciliação da carreira esportiva com os estudos. Atualmente, ampliar e qualificar o número de atletas envolvidos nesse processo é um desafio que se apresenta a área da dupla carreira esportiva. Para tanto, torna-se relevante conhecer e analisar as demandas e os anseios dos estudantes-atletas para que seja possível propor intervenções e políticas públicas de apoio adequadas as suas necessidades. O objetivo desta pesquisa é investigar o perfil (esportivo e educacional) de atletas brasileiros de elite que participaram dos Jogos Pan-Americanos Júnior - 2021. Trata-se de uma pesquisa multimétodo, uma vez que os objetivos foram ancorados no paradigma quantitativo e qualitativo, de perspectiva exploratória e transversal, realizada com amostra de 85 atletas (52 mulheres e 33 homens). Os dados serão coletados por meio da aplicação de um questionário semiestruturado e da realização de entrevistas individuais. Esses instrumentos foram construídos, com base na concepção holística de dupla carreira, considerando questões relacionadas à formação esportiva (tempo dedicado ao treino e a realização de viagens para competir, por exemplo); escolar (repetência, expectativa e formação educacional, ações da escola sobre ausências por motivos esportivos); dados familiares (escolarização dos pais e o nível econômico); auxílios financeiros recebidos pelos atletas. Na análise dos questionários, utilizou-se técnicas de estatística descritiva e associação entre variáveis qualitativas por meio do Teste Exato de Fischer (nível de significância p = 0,05). O conteúdo das entrevistas será transcrito e analisado por meio da técnica de Análise de Conteúdo. A análise preliminar dos dados quantitativos aponta: a) ausência de atraso escolar e alta expectativa educacional dos atletas; b) limitadas oportunidades educacionais que garantam a condição atípica do estudante-atleta; c) a principal fonte de recursos provém do governo federal através do Programa Bolsa Atleta (60%). A respeito da formação educacional familiar: a) 50,6% das famílias têm a referência econômica com nível superior completo; b) 19,8% das famílias possuem elevada condição financeira (classe A). Com relação aos medalhistas, aqueles que frequentam o ensino superior estão em instituições privadas (100%). Verificou-se também, diferença para o pódio a partir do tipo de instituição de ensino (p<0.015), sendo importante considerar a relação entre a faixa etária e o nível de ensino de cada segmento. Espera-se que, ao final das análises, as evidências construídas possam oferecem informações relevantes para ampliar o conhecimento sobre a condição do estudante-atleta de elite no Brasil, bem como sirvam para nortear debates, intervenções e políticas públicas de apoio a esses sujeitos.