EDUCAÇÃO ESTÉTICA E EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA
Educação estética; estética marxista; educação dos sentidos; educação física; formação crítica.
A presente dissertação apresenta possibilidades de aplicação da educação estética e da educação dos sentidos como recursos para o desenvolvimento de uma formação omnilateral e de uma consciência crítica. Em Marx, o conceito de omnilateralidade aparece nos manuscritos de Paris como uma oposição à unilateralidade imposta pelo modelo de produção capitalista ao desenvolvimento do ser humano. O termo deriva do adjetivo alemão allseitig e pode ser traduzido como “polimórfico”, “universal”, “completo”, “geral”, também pode associar-se à palavra allseits que significa de todos os lados, plenamente. A estética, numa perspectiva marxista, é apresentada como uma categoria fundamental para o desenvolvimento humano e, por conseguinte, da sensibilidade, do senso crítico e da compreensão da realidade. Nesse sentido, buscamos aqui correlacionar o desenvolvimento da sensibilidade artística com o processo de formação para a emancipação humana. As aulas de educação física – que tem sua especificidade ancorada na cultura corporal – podem ser um importante estímulo à formação humana sensível, crítica, humanista e socialmente orientada para a construção de uma sociedade justa e igualitária, uma vez que têm a possibilidade de contribuírem para uma educação dos sentidos humanos.