Banca de DEFESA: LEONARDO CÉZAR DOS SANTOS SILVÉRIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO CÉZAR DOS SANTOS SILVÉRIO
DATA : 26/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: LabEsporte- CO
TÍTULO:

Efeito de tarefas de karatê shotokan enriquecidas cognitivamente sobre o desempenho da memória de trabalho de crianças: um ensaio clínico randomizado cruzado.


PALAVRAS-CHAVES:

Karatê Shotokan; Funções Executivas; Memória de Trabalho; Enriquecimento Cognitivo.


PÁGINAS: 143
RESUMO:

O Karatê Shotokan (KS) é uma arte marcial que foi inicialmente desenvolvida com o objetivo de promover o crescimento integral do indivíduo, abrangendo aspectos motores, afetivos e cognitivos. A implementação de tarefas cognitivamente enriquecidas no KS tem o potencial de aprimorar as funções executivas (FEs), resultando em melhorias no comportamento orientado para objetivos, as quais podem ser transferidas para outras habilidades da vida cotidiana. Contudo, ainda há uma limitação na evidência científica que apoia a manipulação de parâmetros das FEs para potencializar esse efeito. Neste contexto, o presente estudo visou comparar os efeitos de diferentes manipulações de parâmetros em tarefas do KS, com o objetivo de enriquecer cognitivamente o desempenho de um domínio específico das FEs: a memória de trabalho (MT). Participaram do estudo 24 crianças neurotípicas (11 meninas, idade média de 9,73 ± 1,27 anos), todas com pelo menos dois anos de prática no KS. Os participantes foram submetidos a três condições experimentais: AE (adição de elementos), AS (alteração de sequências) e CO (condição controle). Em cada uma das condições, os participantes realizaram individualmente doze execuções do kata, uma sequência de 21 blocos de técnicas do KS, adaptada com base nos parâmetros de enriquecimento cognitivo AE e AS, focando na MT. A avaliação da MT foi feita de forma ecológica através do Behavior Rating Inventory of Executive Function (BRIEF), e os efeitos agudos das tarefas enriquecidas foram verificados por meio da comparação do desempenho antes e depois da intervenção na tarefa Corsi Block. Durante a execução das tarefas, a demanda de MT foi monitorada por meio de uma análise notacional, levando em consideração erros executivos, como erros intra e inter-blocos, omissões/adições, além de episódios de buffer. A notação foi realizada em quatro momentos específicos: na primeira (tempo 1), sexta (tempo 2), sétima (tempo 3) e décima segunda (tempo 4) execuções do kata. Todos os dados foram coletados por um único observador (cientista do esporte e técnico faixa-preta de KS), com avaliação de confiabilidade (Kappa de Cohen: 1,0). Para comparar o desempenho da MT nas diferentes condições, dentro e entre elas, foram utilizados modelos de Equações de Estimativas Generalizadas, com post-hoc de Tukey (alpha = 0,05). As pontuações do BRIEF ficaram dentro da faixa considerada aceitável: Escala de MT (54,39 ± 9,07), Índice de Metacognição (55,43 ± 10,46) e Composto Executivo Global (54,52 ± 8,98). A acurácia no teste Corsi Block não apresentou variação significativa entre as condições (efeito temporal negativo, p < 0,05). A manipulação da MT durante o kata nas condições AE, AS e CO revelou interações significativas entre condições, tempos e tipos de erro (p < 0,05), destacando-se os seguintes achados: i) AS mostrou pior desempenho do que AE no tempo 1, com erros intra-bloco e buffers; ii) Em AE, houve um aumento dos erros intra-bloco do tempo 1 para os tempos 3-4; iii) Em AE, os buffers aumentaram tanto do tempo 1 para os tempos 3-4 quanto do tempo 2 para os tempos 3-4. Este estudo contribui para o enriquecimento cognitivo das tarefas do KS, por meio de uma manipulação precisa dos parâmetros. O efeito principal do tempo no Corsi Block indicou um declínio geral da MT após a execução das tarefas. As estratégias de enriquecimento (AE e AS) apresentaram diferentes demandas cognitivas, como evidenciado pelos tipos de erro pelas taxas de aumento, especialmente do tempo 1 para os tempos 3-4, à medida que as exigências cognitivas aumentaram progressivamente. Esses resultados podem ser úteis tanto para a parametrização de tarefas esportivas cognitivamente enriquecidas por treinadores, quanto para abordagens mais eficazes de avaliação do desempenho em tempo real.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ISABELA ALMEIDA RAMOS - UCB
Interno - 1586846 - JUAN CARLOS PEREZ MORALES
Presidente - 2157174 - LEONARDO LAMAS LEANDRO RIBEIRO
Externo à Instituição - VICTOR LAGE - FAMERP
Notícia cadastrada em: 28/02/2025 09:33
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