História e atualidade dos Métodos de Ensino e das Teorias Pedagógicas da Educação Física Brasileira: O lugar da Pedagogia do Esporte
Educação Física; Teorias Pedagógicas; Metodologias de Ensino; Pedagogia do Esporte.
Este trabalho tem como objeto de estudo as teorias pedagógicas e as metodologias de ensino da educação física, tendo como propósito a análise da gênese, elementos constituintes, desenvolvimento e atualidade histórica dos métodos de ensino e das teorias pedagógicas da educação física, a partir dos determinantes histórico-sociais e projetos societários que engendraram papéis e funções à educação física brasileira. Justificou-se pela escassez de estudos na subárea pedagógica que tratam, por um lado, das teorias pedagógicas da Educação Física e, por outro, à incipiente constituição da Pedagogia do Esporte no Brasil. Deste modo, busca situar e problematizar a contemporaneidade do tema, tendo em vista a compreensão de sua gênese, desenvolvimento e atualidade em relação às determinações histórico-epistemológicas. Trata-se de um trabalho qualitativo teórico-bibliográfico, de natureza exploratória, explicativa e compreensiva com base nos fundamentos teóricos do marxismo, em especial a respeito da História das ideias pedagógicas de Saviani (2011) e do quadro de Teorias Pedagógicas da Educação Física de Castellani Filho (2013). Buscou-se analisar na literatura das áreas da Educação, Educação Física e Pedagogia do Esporte, as matrizes e os fundamentos teórico metodológicos da Educação Física e da Pedagogia do Esporte. Para tanto, realizou-se o estudo das principais obras e textos referentes a cada uma das teorias pedagógicas e metodologias de ensino. Conclui-se que o atual momento é desfavorável para a teorização teórica da área. Entretanto, embora as metodologias de ensino do esporte presente nas pedagogias do esporte sejam apenas abordagens metodológicas para o ensino do esporte, a Pedagogia do Esporte acabou se constituindo como uma teoria pedagógica/uma concepção sistematizada para a Educação Física Escolar.