Banca de QUALIFICAÇÃO: LARYSSA MOTA GUIMARAES ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARYSSA MOTA GUIMARAES ROCHA
DATA : 13/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual (Microsoft Teams)
TÍTULO:

A dança nas escolas-parque: como anda essa história? Espaços e tempos conquistados (ou não) nos currículos e nas práticas pedagógicas da educação pública de Brasília/DF”


PALAVRAS-CHAVES:

dança na escola; currículo; prática pedagógica; escolas-parque. 


PÁGINAS: 131
RESUMO:

A presente pesquisa pretende dar continuidade aos estudos da dissertação de mestrado: “UMA HISTÓRIA DA DANÇA EM ESCOLAS DE BRASÍLIA: MEMÓRIAS DA ESCOLA-PARQUE DO PERÍODO DE 1960 A 1974”. Esta pesquisa inicial teve como objetivo caracterizar a dança no currículo da educação básica original de Brasília, levando em conta os pressupostos filosóficos educacionais de Anísio Teixeira. Concluiu-se que a escola-parque representou um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades culturais, como a dança, fazendo parte da educação de crianças e jovens residentes do Plano Piloto naquele período. Analisando todo esse cenário, surgiram outros questionamentos que se referem à continuidade do ensino da dança que foi proposta no Plano Educacional de Brasília. Atualmente, Brasília/DF conta com 8 escolas-parque, 5 em Brasília e 3 nas Regiões Administrativas do DF, destarte, houve seguimento do modelo educacional proposto por Anísio Teixeira? Se existem adaptações e readaptações da ideia inicial, há fragmentos que remetem ao currículo original? Quais seriam esses fragmentos? E a dança no contexto atual, se fortaleceu, enfraqueceu, existe um direcionamento regulamentado ou é realizada de forma intuitiva? Para uma compreensão mais abrangente em relação à dança na escola em âmbito nacional, foi realizada uma revisão sistemática entre teses e dissertações publicadas no período de 2015 a 2020. Os resultados apontaram que há uma abordagem polivalente em aspectos que são considerados essenciais pelos professores, demonstrando que os currículos, em si, têm pouca ou nenhuma influência sobre as práticas pedagógicas. Essa primeira etapa do trabalho apresenta leis gerais que regem a dança no currículo nacional e de Brasília/DF, e os espaços que estão sendo conquistados pela dança nesse sentido. Verificou-se, em específico, nos currículos que regem as escolas-parque, o intento de contemplar ideias apresentadas por Anísio Teixeira no currículo original. No entanto, não está definido de forma padronizada o modo de oferta da dança nas escolas. As escolas-parque têm realizado suas atividades de dança conforme a organização interna de cada instituição escolar. Dentre a realização dos projetos de dança nas escolas-parque, foram definidos três em que a investigação será aprofundada. Observou-se, também, que a responsabilidade do ensino da dança na escola tem ficado a cargo de professores de arte, educação física ou dança, sendo que professores licenciados em dança, atuando nesta disciplina, ainda são minoria na realidade das escolas-parque. Ou seja, é necessário que haja uma compreensão, na cultura escolar, sobre a importância dessa disciplina, bem como se amplie a realização de concursos para essa área. Esta pesquisa auxiliará estudiosos a emergir na realidade da dança em escolas em perspectivas de diferentes currículos e práticas pedagógicas escolares. 

 


 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2097759 - ALICE MARIA CORREA MEDINA
Interno - 707.948.129-53 - ARI LAZZAROTTI FILHO - UFSC
Interna - 1353202 - DULCE MARIA FILGUEIRA DE ALMEIDA
Presidente - 6426481 - INGRID DITTRICH WIGGERS
Notícia cadastrada em: 08/09/2022 15:46
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app20_Prod.sigaa14