Banca de QUALIFICAÇÃO: Ester Geraldo Campelo Torres

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ester Geraldo Campelo Torres
DATA : 28/10/2022
LOCAL: Ambiente virtual (Microsoft Teams)

RELAÇÃO ENTRE CORPO PERFEITO E PADRÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O MUNDO “FITNESS”

Educação Física, Corpo, Cultura e Parâmetros Antropométricos.

Fatores biológicos ainda ocupam centralidade para a definição de padrões corporais na produção científica do campo de conhecimento e intervenção pedagógica da educação física (DAÓLIO, 2018). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os distúrbios alimentares como a anorexia nervosa ocorre em 0,5 a 1% entre a população feminina e a bulimia nervosa ocorre em 0,9 a 4,1% dessa mesma população. Ainda adolescentes e jovens adultos de 5 a 13% sofrem de síndromes parciais de transtornos alimentares (OMS, 2004). Como pesquisadora do campo da Educação Física, minha intenção ao propor o estudo desta temática, foi desvelar como o corpo perfeito ou corpo fitness é apresentado em periódicos e artigos científicos da área das biodinâmicas, bem como que relevância as medidas antropométricas ainda hoje apresentam nessa definição para esta área da educação física. Nosso problema de pesquisa é: como o corpo perfeito ou corpo fitness é apresentado em periódicos e artigos científicos da área das biodinâmicas, bem como que relevância as medidas antropométricas ainda hoje apresentam nessa definição para esta (biodinâmicas) da educação física? Os nossos objetivos estão a seguir descritos. Geral: analisar a definição de corpo no contexto da produção científica da área biodinâmica do campo da Educação física, considerando as variáveis antropométricas e as convergências e divergências metodológicas utilizadas nesta produção científica. Específicos: identificar as variáveis que interferem na definição do corpo na produção científica da área da biodinâmica da Educação Física. Verificar convergências e divergências metodológicas utilizadas pela área da biodinâmica para a definição do corpo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa no modelo bibliográfico de natureza descritiva, cujo objetivo é investigar, na literatura científica da área das biodinâmicas, como o corpo é definido e avaliado, considerando as convergências e divergências metodológicas nessas produções. Houve uma delimitação da amostra, seguindo dos anos 1990 até os anos 2020, a fim de que contemplasse a produção mais recente sobre a temática objeto do estudo. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mais especificamente, na base de dados Web of Science, notadamente na coleção principal (Clarivate Analytics) foi o lócus da investigação. A escolha da base de dados Web of Science se deve em razão do seu maior impacto científico na área da biodinâmica da educação física. Para tanto, definiu-se como descritores as palavras-chave: “BMI” (body mass index) and/or “IMC” (índice de massa corporal); "waist-to-hip ratio" and/or "Relação Cintura-Quadril"” e “skinfold test” and/or “teste de dobras cutâneas”. A préanálise dos artigos selecionados contendo os itens: descritores da pesquisa, título, ano, revista, objetivo, métodos, resultados, conclusão e palavras-chave será feita por meio do Excel e pelo software NVivo Realease versão 2021. A análise em profundidade ocorrerá por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). As categorias de análise que serão objeto de nossa investigação serão: (a) variáveis para definição do corpo; (b) convergências e divergências metodológicas. Utilizaremos na análise as referências teórico-metodológicos da sociologia do corpo, notadamente, Le Breton (2007); Mauss (2018), Vigarello; Corbin; Courtine (2009), entre outros, cuja foco é a compreensão de ser humano ampliada, considerando fatores sociais, psicológicos, para além dos biológicos.

Externo à Instituição - ALAN CAMARGO SILVA - UFRJ
Externo à Instituição - TADEU JOÃO RIBEIRO BAPTISTA - FURG
Presidente - 1353202 - DULCE MARIA FILGUEIRA DE ALMEIDA
Interna - 1554667 - JULIA APARECIDA DEVIDE NOGUEIRA