Banca de DEFESA: Pablo Rogério da Silva Vieira

DISCENTE : Pablo Rogério da Silva Vieira
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Ambiente Virtual (Teams)

“ANÁLISE DO ESPORTE NA POLÍTICA UNIVERSITÁRIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA - UFOB (2013-2019)”

Esporte Universitário. Política de Assistência Estudantil. Política Esportiva. Política Pública.

Este estudo tem por finalidade investigar a política esportiva na Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, que utiliza recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Com base no estudo de caso da UFOB, este estudo poderá compreender como o esporte é tratado no PNAES. Esse programa possui diversas ações, mas essa pesquisa analisará exclusivamente o esporte, no que se reporta à gestão e ao financiamento. Alguns dos passos galgados foram: descrever a trajetória do esporte universitário no âmbito da política esportiva brasileira, bem como, mensurar a abrangência/atendimento das ações de esporte promovidas pela política de assistência estudantil; caracterizar o modelo de gestão adotado para garantir o acesso ao esporte na política de assistência estudantil; e mapear o financiamento destinado à função do esporte, dentro da política de assistência estudantil. Por esses motivos, utiliza -se como procedimento metodológico para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas semiestruturadas. Esses procedimentos metodológicos, nos fizeram perceber a importância da gestão e do financiamento ao esporte na UFOB, é através deles que é possível dar acesso aos esportes aos estudantes. Já a entrevista semiestruturada nos ajudou a analisar os fenômenos sociais deste estudo e explicar como os dirigentes esportivos da UFOB o compreenderam em sua totalidade. Neste estudo, examinou - se a gestão do desenvolvimento institucional e da política esportiva em sua totalidade, bem como as ações esportivas que levaram à formação da referida política. Ainda, buscou-se analisar o financiamento, incluindo suas fontes e direção de aplicação, com foco em sua gestão no período de 2013 a 2019. O cenário da construção de uma universidade recém-criada afetou a alocação orçamentária da UFOB para o esporte e o desenvolvimento de propostas de projetos esportivos. Os dados levantados sobre esportes mostram que a política esportiva da universidade desenvolveu -se concomitantemente com a implantação da universidade, tornando-se ano a ano mais formalizada sob governança pro tempore. Graças à colaboração de todos os membros que compõem a universidade, o programa esporte da UFOB teve um potencial de crescimento significativo e se direciona para crescer cada vez mais.

Interno - 1704471 - EDSON MARCELO HUNGARO
Interno - 1807734 - JONATAS MAIA DA COSTA
Presidente - 1495946 - PEDRO FERNANDO AVALONE DE ATHAYDE
Externo à Instituição - ROMILSON AUGUSTO DOS SANTOS - UFBA