Banca de DEFESA: Andrea Ferreira Leite

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Andrea Ferreira Leite
DATA : 30/03/2023
LOCAL: Sala 47 e Ambiente Virtual (Teams)

O Apoio da Universidade à Promoção da Saúde no Ambiente de Trabalho

Ambiente de Trabalho, Professor Universitário, Saúde do trabalhador, Ambientes de Apoio à Saúde, Promoção do Bem Estar.

Diversas categorias profissionais vêm sendo afetadas por avanços tecnológicos, transformações político-econômicas e crises ecológicas e sanitárias que afetam a vida, o trabalho e a saúde das pessoas e comunidades. Uma das categorias afetadas é a de docentes das Instituições de Ensino Superior, em especial da área de saúde. Se considerarmos o papel das universidades na formação humana e profissional de qualidade e a responsabilidade institucional na criação de espaços, ambientes, estruturas, processos, relações e serviços promotores da saúde, faz-se necessário refletir sobre tais temas. O presente estudo visa refletir sobre o apoio institucional à promoção da saúde no ambiente de trabalho na Universidade a partir de documentos e da percepção de gestores e docentes, destacando potencialidades e limitações frente ao movimento de Universidades Promotoras de Saúde (UPS). O estudo utilizou a triangulação de métodos, com abordagens quantitativas e qualitativas complementares, incluindo: revisão de literatura (estudos de 2010 a 2020); análise de documentos institucionais (de 2016 a 2020); e entrevistas com gestores e questionários com docentes (em 2019). Foi dada ênfase na documentação e gestão dos: Decanatos de Gestão de Pessoas (DGP); Assuntos Comunitários (DAC); e Planejamento e Orçamento (DPO); e de três Faculdades: Saúde (FS), Educação Física (FEF) e Medicina (FM), devido à sua aproximação com o tema estudado. As categorias de análise foram definidas a priori em: estrutura física; ambiente psicossocial; serviços de saúde; e liderança, com a subcategoria participação social. Análise dos 12 documentos e respostas de quatro gestores (dois decanos do DAC e DGP e dois diretores da FEF e FS) indicam aspectos positivos nas categorias estrutura física, ambiente psicossocial e serviços de saúde. Embora os gestores ressaltem que políticas e serviços de promoção da saúde são destinados a toda a comunidade acadêmica e que há engajamento social, a subcategoria participação social foi encontrada em apenas dois documentos (na ouvidoria da universidade e na consulta pública para incentivar a colaboração comunitária). Já para a maioria dos 114 docentes respondentes, as condições de trabalho são precárias; o ambiente físico é desconfortável; e com ritmo de trabalho intenso e pressão para cumprir os prazos. Também há dificuldade de relacionamento com os pares; e não identificam que a UnB desenvolva treinamentos para manejo de estresse no trabalho e estratégias para promover a atividade física e saúde mental. Não obstante, para os docentes a categoria Liderança parece ser a menos ruim, com aspectos positivos quanto à existência de uma unidade para cuidar da saúde e qualidade de vida, mas com necessidade de avançar em políticas institucionais e alocação de recursos para fomentar bem-estar e saúde; muito embora a maioria relate que não participa dos processos decisórios sobre o tema. A temática UPS surgiu fortemente na fala dos gestores e em dois documentos da UnB. Em 2016, a FS iniciou todo o processo de levantamento das iniciativas, recebeu o certificado de Membro da Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS), e em 2018, conduziu o movimento em parceria com a Reitoria da UnB, para que a UnB seja signatária e membro da RIUPS. O movimento da UPS deve criar uma cultura de saúde e um ambiente de aprendizagem que favoreça a melhoria da saúde, o bem-estar e a sustentabilidade de sua comunidade. Em suma, existem convergências entre os resultados que reforçam que o local de trabalho é um espaço importante para a promoção da saúde embora haja divergências e singularidades nas percepções de gestores e docentes e no que é expresso em documentos. É fundamental fortalecer políticas, programas e ações que favoreçam a promoção da saúde na universidade por meio da ampliação do empoderamento e da participação social uma vez que o apoio institucional está diretamente ligado às estratégias de corresponsabilidade e de gestão participativa no cuidado em saúde.

Externa à Instituição - VANESSA DE ALMEIDA - UFMG
Externa à Instituição - FRANCILENE BATISTA MADEIRA - UESPI
Externa ao Programa - 1510391 - DAIS GONCALVES ROCHA
Interna - 1554667 - JULIA APARECIDA DEVIDE NOGUEIRA