Banca de DEFESA: Julio Cesar Soares da Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Julio Cesar Soares da Silva
DATA : 30/05/2023
LOCAL: Híbrido( Sala Wagner Barbosa Matias/ FEF UnB e Ambiente virtual Teams)

Currículo em movimento e a Educação Física Escolar no Distrito Federal: uma proposta pedagógica emancipatória?

Currículo em Movimento, Currículo, Educação Física Escolar, Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural.

O Governo do Distrito Federal através da Secretaria de Educação adotou nos últimos trinta anos a convivência com 8 modelos diferentes de currículo. As diversas experiências implementadas na rede pública de ensino estiveram diretamente relacionadas as características trazidas pelas políticas públicas de educação e os formatos políticos dos variados governos que se sucederam durante este período. Importante matriz curricular tem suas bases pedagógicas implantadas no período do Governo Cristovam Buarque (1995-1998), estabelecendo através da Escola Candanga, as primeiras ações fundantes em uma proposta educacional crítica e emancipatória, ao destacar a Gestão Democrática e a permanente valorização dos trabalhadores em educação, através de um processo contínuo de formação profissional. Neste caminho, durante o Governo Agnelo Queiroz (2011-2014) é iniciado um grande processo de construção de uma proposta curricular sedimentada no materialismo histórico-dialético e nas Teorias da Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural. Com grande participação e diálogo coletivo iniciado em 2011, a proposta do Currículo em Movimento é entregue a comunidade escolar ao final de 2014. Nesta trajetória, esta Tese buscou compreender dialeticamente, o Currículo em Movimento e a Educação Física Escolar no Distrito Federal, investigando se este projeto é caracterizado como uma proposta pedagógica emancipatória. Para garantia deste estudo foram desenvolvidas a busca por bibliografias e produções acadêmicas, tratando do temário do Currículo, além das normas legais que estabelecem as matrizes curriculares em nível distrital e nacional, contribuindo de forma destacada para o debate deste assunto. Para a análise dos conteúdos do Currículo em Movimento e sua relação com a Educação Física Escolar, seu processo de construção, implantação, avanços e retrocessos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os ex-gestores da Gerência da Educação Física Escolar - SEEDF, durante este período, procurando conhecer a visão e a avaliação dos dirigentes, à época. Além desta ação, foram aplicados questionários nas seis Escolas Parque (Regionais do Plano Piloto e Brazlândia), procurando identificar e conhecer a visão dos professores e professoras sobre a presença da proposta pedagógica do Currículo em Movimento no chão da escola. Dentro desse contexto, podemos afirmar a perspectiva materializada pelo Currículo em Movimento ao final desta Tese, reafirmando a resistência e a luta, por uma proposta pedagógica crítica e emancipatória, em busca de uma educação libertadora e de uma sociedade fraterna e igualitária.

Externo à Instituição - AUGUSTO CESAR RIOS LEIRO - UFBA
Interno - 1704471 - EDSON MARCELO HUNGARO
Interno - 1807734 - JONATAS MAIA DA COSTA
Interno - 1495946 - PEDRO FERNANDO AVALONE DE ATHAYDE