Banca de QUALIFICAÇÃO: REJANE DUARTE LEITE MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REJANE DUARTE LEITE MONTEIRO
DATA : 23/06/2023
LOCAL: Sala 47 FEF/UnB

Os Centros de Iniciação Desportiva e a Formação de Professores: elemento fundamental na emancipatória estudantil por meio do esporte escolar.

Centro de Iniciação Desportiva, Formação docente, Educação emancipatória.

O esporte é considerado um dos fenômenos sociais mais importante da modernidade. A expansão do capitalismo, em âmbito global, serviu de suporte para que o esporte moderno fosse propagado concomitantemente ao modo de produção material ainda atual. A escola como principal ambiente de formação do ser humano social e, em destaque, a educação física escolar, não deixaria de sofrer as consequências do fenômeno esportivo moderno. Atualmente, os Centros de Iniciação Desportivas do Distrito Federal – CID’s/DF ofertam para os estudantes da rede pública de ensino a possibilidade da prática esportiva de diversas modalidades esportivas gratuitamente. Entretanto, tal espaço pode estar sendo utilizado, direta ou indiretamente, para a disseminação das ideias dominantes hegemônicas e, assim, protelando a emancipação da classe trabalhadora.  A formação docente é elementar na cadeia do processo educativo. Tratando-se dos CID’s, que enfatiza a formação de futuros atletas e a participação dos estudantes em competições desportivas, analisar a formação, inicial e continua, dos agentes a frente do projeto pode indicar em que patamar estão as concepções pedagógicas nesse espaços em relação à formação crítica e a emancipação estudantil. O presente projeto espera desvelar os aspectos relacionados à formação, inicial e continuada, dos professores atuantes nos Centros de Iniciação Desportiva a fim de prover um cotejo com uma perspectiva de educação emancipatória para o contexto esportivo da escola pública do Distrito Federal.

Interno - 2129282 - FELIPE RODRIGUES DA COSTA
Presidente - 1807734 - JONATAS MAIA DA COSTA
Externa à Instituição - Nadson Santana Reis - UNEB
Interno - 1495946 - PEDRO FERNANDO AVALONE DE ATHAYDE