Banca de QUALIFICAÇÃO: Willian José Bordin da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Willian José Bordin da Silva
DATA : 01/12/2023
LOCAL: Remota - on-line

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO NO BASQUETEBOL BASEADO EM TAREFAS DUPLAS NO CONHECIMENTO E DESEMPENHO TÁTICO DE ATLETAS ESCOLARES INICIANTES NA MODALIDADE.

Basquetebol; Dupla tarefa; Conhecimento tático

No contexto do basquetebol, os jogadores são desafiados a aplicar as competências tático-técnicas em meio a uma oposição imprevisível, exigindo decisões contínuas em situações complexas. A aquisição do conhecimento tático (CT) no processo de ensino-aprendizagem-treinamento do basquetebol, promove nos jogadores um adequado desempenho tático (DT) conforme as exigências situacionais do jogo. Nesse sentido, a dupla tarefa se apresenta como meio que promove nos jogadores a competência de tomar decisões e de executar ações tático-técnicas conforme as circunstâncias de imprevisibilidade e de complexidade que o jogo de basquetebol apresenta. Portanto, o objetivo do presente estudo é determinar o efeito da realização de um programa de ensino-aprendizagem-treinamento baseado em tarefas duplas de basquetebol no conhecimento e desempenho tático de atletas escolares iniciantes na modalidade. O estudo se caracterizará como uma pesquisa explicativa com delineamento quase-experimental com grupo controle não equivalente. A amostra do presente estudo será constituída por atletas iniciantes no basquetebol, de ambos os sexos com idade entre 10 e 12 anos organizado em grupo experimental e grupo controle. Inicialmente será realizado o procedimento de validação de conteúdo do programa de intervenção baseado em duplas tarefas. Posteriormente, a aplicação do programa ocorrerá em 12 sessões de ensino de 40 minutos cada, compondo assim a unidade didática de ensino. Recorre-se-rá ao teste de conhecimento declarativo e processual para o basquetebol para mensuração do CTD e ao Game Performance Assessment Instrument (GPAI), para a mensuração do desempenho tático. Após aplicação do programa de ensino espera-se que os jogadores do grupo experimental apresentem melhora no conhecimento tático declarativo e no desempenho tático no pós-teste.

Externo à Instituição - DILSON BORGES RIBEIRO JUNIOR - UFJF
Externo à Instituição - GIBSON MOREIRA PRAÇA - UFMG
Presidente - 1586846 - JUAN CARLOS PEREZ MORALES
Interno - 2157174 - LEONARDO LAMAS LEANDRO RIBEIRO