Banca de DEFESA: LARYSSA MOTA GUIMARAES ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARYSSA MOTA GUIMARAES ROCHA
DATA : 14/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: a definir
TÍTULO:

A dança nas escolas-parque de Brasília/DF: passos e (des)compassos de uma história em movimento


PALAVRAS-CHAVES:

dança na escola; currículo; prática pedagógica; escolas-parque. 


PÁGINAS: 286
RESUMO:

Esta pesquisa se propõe a realizar uma investigação enfoque interpretativo sobre a realidade da dança nas escolas-parque, caracterizando-a como pesquisa de cunho  qualitativo. Para uma compreensão mais abrangente em relação à dança na escola em  âmbito nacional, foi realizada uma revisão sistemática entre teses e dissertações  publicadas no período de 2015 a 2020. Os resultados apontaram que há uma abordagem polivalente sobre aspectos que são considerados essenciais pelos professores,  demonstrando que os currículos, em si, têm pouca influência sobre as práticas  pedagógicas de dança. Apresentamos, então, uma síntese com as leis gerais que regem a  dança no currículo nacional e de Brasília/DF. Atualmente, Brasília conta com 8 escolas parque, 5 no Plano Piloto e 3 em outras Regiões Administrativas do DF. A partir da  entrada em campo em visita à estas escolas, constatamos que não está definido de forma  padronizada o modo de oferta da dança nas escolas-parque. As escolas-parque têm  realizado suas atividades de dança conforme a organização interna de cada instituição  escolar. Observamos que a responsabilidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas  de dança na escola tem ficado a cargo de professores de arte, educação física ou dança,  sendo que professores licenciados em dança, atuando diretamente com essa disciplina,  ainda são minoria na realidade das escolas-parque. Verificamos que é necessário que haja  uma compreensão da importância dessa disciplina mediante à cultura escolar, e que seamplie a realização de concursos para essa área. Dentre as escolas-parque que  desenvolvem projetos de dança, foram definidos três em que a investigação foi  aprofundada: os projetos da Escola Parque 307/308 Sul, da Escola Parque 313/314 Sul e  da Escola Parque Anísio Teixeira da Ceilândia. Realizamos entrevistas com 7 professores  de dança atuantes nessas escolas. Concluímos que as escolas que têm a dança enquanto  projeto/oficina/disciplina estão transformado significativamente a vida de seus educandos  e ampliado a concepção sobre a importância da dança em meio ao currículo e às práticas  pedagógicas perante toda a comunidade escolar. 


 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6426481 - INGRID DITTRICH WIGGERS
Interno - ***.948.129-** - ARI LAZZAROTTI FILHO - UFSC
Externa ao Programa - 2097759 - ALICE MARIA CORREA MEDINA - UnBExterno à Instituição - LUIZ RENATO VIEIRA
Externa à Instituição - Rafaella Lira de Vasconcelos
Notícia cadastrada em: 12/06/2024 11:52
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