PSICOMOTRICIDADE DOS CONTRASTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PERCEPÇÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Psicomotricidade dos Contrastes. Alfabetização. Educação Física. Educação Infantil. Interdisciplinaridade.
Esta pesquisa pedagógica analisa a contribuição da Psicomotricidade dos Contrastes, nas aulas de Educação Física, para a aquisição de noções fundamentais à alfabetização em crianças de 4 e 5 anos de idade. A intervenção, realizada em um Centro de Educação Infantil da rede pública do Distrito Federal, envolveu 356 crianças e 16 professoras de Atividades. As atividades psicomotoras, com foco nos contrastes de intensidade, grandeza, velocidade e direção, foram realizadas semanalmente no pátio da escola, utilizando cordas e bambolês. Após as vivências corporais, as crianças, em sala de aula, representaram graficamente suas experiências, criando, com o auxílio do professor de Educação Física, uma "nova língua" composta por signos que representavam os movimentos realizados. A Técnica de Incidentes Críticos (TIC) foi aplicada às professoras de Atividades para identificar os pontos positivos e negativos da intervenção. Os dados foram analisados qualitativamente a partir do Diário de Classe do professor de Educação Física. Os resultados sugerem que a Psicomotricidade dos Contrastes, ao articular movimento, afetividade e cognição, contribui para o desenvolvimento integral da criança, criando experiências de aprendizagem significativas que preparam para a alfabetização. A pesquisa destaca a importância da interdisciplinaridade entre a Educação Física e a Pedagogia na Educação Infantil, demonstrando o potencial do Programa Educação com Movimento (PECM) na rede pública de ensino do DF.