Banca de DEFESA: Willian José Bordin da Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Willian José Bordin da Silva
DATA : 31/03/2025
HORA: 13:00
LOCAL: On-line
TÍTULO:

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO NO BASQUETEBOL BASEADO EM DUPLAS TAREFAS COGNITIVO-MOTORAS NO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E PROCESSUAL DE ESCOLARES INICIANTES NA MODALIDADE.


PALAVRAS-CHAVES:

Basquetebol; Dupla tarefa; Conhecimento tático


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O basquetebol, como esporte de invasão, exige competências tático-técnicas que possibilitem a tomada de decisão em contextos dinâmicos de ataque e defesa. O conhecimento tático declarativo (CTD) e o conhecimento tático processual (CTP) são fundamentais nesse processo, porém sua relação com o treinamento baseado em dupla tarefa ainda é pouco explorada. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo comparar os efeitos de um programa de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) de basquetebol com e sem duplas tarefas cognitivo-motoras (DTCM) sobre o CTD e o CTP de jovens iniciantes na modalidade. A amostra foi composta por 34 escolares, de ambos os sexos, com idade entre 10 e 14 anos. Os participantes foram alocados em dois grupos: grupo experimental (GE), submetido ao programa com DTCM, e grupo controle (GC), que realizou o mesmo programa sem DTCM. O protocolo de intervenção foi composto por 12 sessões e validado por especialistas. Para a avaliação do CTD utilizou-se o Instrumento de Mensuração do Conhecimento Tático Declarativo no Basquetebol (IMCTD:Bb), enquanto o desempenho no CTP foi analisado por meio do Game Performance Assessment Instrument (GPAI). Os resultados indicaram aumento significativo no CTD em ambos os grupos (+19,9%; p < 0,001), sendo a melhoria mais expressiva no GE (+35,3%; p < 0,001). No CTP, os indicadores de execução da habilidade (IEH) e de apoio (IAP) apresentaram aumento significativo apenas no GE (+93,3% e +133%, respectivamente; p < 0,001). No entanto, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos no seguimento. Conclui-se que a inserção de DTCM no programa de E-A-T favorece o desenvolvimento do CTD e potencializa componentes do CTP, reforçando a importância de abordagens que integrem aspectos cognitivos e situacionais no ensino do basquetebol.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1586846 - JUAN CARLOS PEREZ MORALES
Interno - 2157174 - LEONARDO LAMAS LEANDRO RIBEIRO
Externo à Instituição - GIBSON MOREIRA PRAÇA - UFMG
Externo à Instituição - HEITOR DE ANDRADE RODRIGUES - UFG
Externo à Instituição - Henrique de Oliveira Castro - UFMT
Notícia cadastrada em: 17/03/2025 09:45
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