Banca de DEFESA: DANIEL MCMANUS PIMENTEL

DISCENTE : DANIEL MCMANUS PIMENTEL
DATA : 25/10/2022
LOCAL: FEF/UnB sala 47

INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O BRASIL EM COMPARAÇÃO

Impacto; Colaboração; Indústria; Internacional; Acesso Aberto

Os artigos em SciVal® baseados em Scopus ® e InCites ® baseados em Web of Science ® para Educação Física foram avaliados em todo o mundo e no Brasil. As análises incluíram Cluster, Discriminante, Canonical e Análise Fatorial, para diferenciar entre países do mundo e universidades no Brasil. Os temas mais comuns estudados no Brasil e no mundo também foram pesquisados. A maioria dos documentos a nível mundial é publicada nos EUA (46%) e Inglaterra (26%), seguidos por três outras nações europeias, sendo o Brasil o 6º maior país editor (1,7%).  Em contraste, os autores brasileiros tendem a publicar mais dentro do seu próprio país (40%). Há uma tendência para que os países com maior percentagem de documentos nas revistas do primeiro quartil tenham também uma percentagem mais elevada de 10% dos documentos citados (R2=0,73 para todos os documentos e 0,92 para acesso livre).  Ao comparar todos os documentos com os de acesso aberto, a maioria dos países aumenta a sua pontuação dos 10% mais citados, enquanto que o Brasil diminui 1%.  As variáveis que diferenciam entre os grupos de países incluem % documentos em revistas do primeiro quartil, % Colaboração internacional, % Acesso Aberto, Impacto da Citação (número de citações por artigo) e % Documentos no Top 10%.   A correlação entre o número de publicações por tópico a nível mundial e o Brasil é de 0,79.  O aumento da publicação em revistas do Q1, bem como maior colaboração internacional e com indústria são indicados para aumentar o impacto das publicações de autores brasileiros na educação física.  Deve ser concedido financiamento para ajudar no pagamento de taxas de processamento de artigos em revistas de grande impacto de Acesso Aberto.

Presidente - 2101604 - LAURO CASQUEIRO VIANNA
Interno - 1794344 - RICARDO MORENO LIMA
Externo ao Programa - 2174703 - MARTIM FRANCISCO BOTTARO MARQUES
Externo à Instituição - JEANN LUCCAS DE CASTRO SABINO DE CARVALHO