Banca de DEFESA: FRANCISCA RAYLLYNE RODRIGUES CARDOSO

DATA : 26/01/2023
LOCAL: Ambiente virtual - TEAMS

INFÂNCIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL

Educação física escolar; Produção de Conhecimento; Infância.

A pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar os trabalhos acadêmicos relacionados à Educação Física escolar para crianças, produzidos no âmbito de Programas de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF) de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil, no período compreendido entre 2001 e 2021. Utilizou-se uma abordagem quali-quanti, apoiada na metodologia de análise de conteúdo, com intermédio de uma busca on-line sistemática nos repositórios institucionais dos 33 PPGEF vinculados às IES públicas brasileiras a respeito do tema Educação Física escolar para crianças. Considerando esse percurso de 20 anos, obteve-se como resultado um volume de 6519 trabalhos acadêmicos. Os quais 235 deles abordaram o tema Educação Física escolar para crianças, sendo 30 teses de doutorado e 205 dissertações de mestrado. Sobressaiu a região Sul (114) do Brasil com mais produções sobre o tema, seguida pela região Sudeste (93). As regiões Centro-Oeste (21) e Nordeste (7) apresentaram os menores índices de trabalhos sobre o tema abordado. Até então, não se registraram pesquisas com e sobre crianças na produção acadêmica brasileira relacionadas à Educação Física escolar na região Norte do país. A análise da dimensão teórico-metodológica dos 235 trabalhos demonstra predomínio da subárea da biodinâmica, seguido por trabalhos da subárea pedagógica e em menor número da subárea sociocultural. Do ponto de vista das 30 teses, caracterizou-se de acordo com o objeto das pesquisas em quatro temáticas principais: Comportamento Motor; Políticas educacionais e currículo; Prática pedagógica da Educação Física; e, Culturas infantis. Como reflexões observou-se que têm-se, aos poucos, conquistado a atenção às particulares e aos detalhes das pesquisas com crianças, buscando respaldos e referenciais teóricos-metodológicos que possam ser pressupostos para novas formas de se pensar as pesquisas na escola, revelando a urgência de continuar a considerar as pesquisas com crianças. Infere-se dessas teses localizadas um amadurecimento teórico-metodológico das pesquisas da Educação Física no campo da Sociologia da Infância. Além de apresentar-se como um crescente interesse crítico a respeito da infância e da Educação Física escolar.

Externa à Instituição - ALDECILENE CERQUEIRA BARRETO
Presidente - 6426481 - INGRID DITTRICH WIGGERS
Externo à Instituição - MAYRHON JOSE ABRANTES FARIAS
Externa ao Programa - 3056482 - MONIQUE APARECIDA VOLTARELLI