Banca de QUALIFICAÇÃO: Tatiane Morelati Rosa de Camargo

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Tatiane Morelati Rosa de Camargo
DATA : 09/02/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Ambiente Virtual (Teams)
TÍTULO:

Déficit de força, dor, funcionalidade e qualidade de vida de indivíduos com Síndrome Dolorosa do Grande Trocânter: orientações educativas e efeitos de um programa de exercícios físicos.


PALAVRAS-CHAVES:

Região glútea, lesões do quadril, tendinopatia, dor, exercício


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O exercício físico tem sido considerado importante na abordagem da síndrome dolorosa do grande trocânter. O objetivo desse estudo será analisar sistematicamente a literatura especializada para determinar qual tipo, dose, frequência e duração de um programa de exercícios físicos deve ser utilizado para a reabilitação da síndrome dolorosa do grande trocânter; descrever e analisar a relação entre o déficit de força dos músculos do quadril de indivíduos com esta condição clínica e investigar os efeitos de um programa de exercícios físicos com diferentes modos de treinamento e de orientações educativas na melhora da dor, da funcionalidade e da qualidade de vida de indivíduos esta patologia. O primeiro estudo será uma revisão sistemática, registrada sob o número CRD42020216803 Bases pesquisadas serão Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL, the Cochrane Library), Pubmed, Embase, CINAHL, evidence database (PEDro) Physiotherapy. Serão incluídos ensaios clínicos randomizados e quase randomizados realizados com indivíduos diagnosticados com síndrome dolorosa do grande trocânter. Excluídos estudos de coortes, caso controles, revisões sistemáticas e ensaios clínicos com patologias articulares do quadril, dor proveniente de afecções da coluna ou qualquer outra artropatia de quadril. O risco de viés e a qualidade metodológica dos artigos serão avaliados pela escala PEDro e o Rob 2.0. A avaliação de força dos músculos do quadril será realizada através da contração máxima isométrica, utilizando a análise dos movimentos do quadril (flexão, extensão, adução e abdução, rotação interna, rotação externa) e mensuradas com o dinamômetro manual e-lastic 02863-17-10410, portátil, bluetooth (Tecnologia BR 10201400007232-2). A pesquisa prospectiva, paralela, com dois braços, aleatorizada, cega, será desenvolvida em conjunto com o Hospital Ortopédico e Medicina Especializada – HOME. Serão admitidos no estudo adultos diagnosticados com síndrome dolorosa do grande trocânter com dor persistente na região lateral do quadril acima de 3 na escala analógica de dor (EVA), há mais de 3 meses. Serão excluídos do estudo pacientes diagnosticados com patologias articulares e dor proveniente de afecções da coluna. Orientações educativas e um programa com diferentes modos de treinamento para os músculos do quadril e membros inferiores por doze semanas será conduzido. Os desfechos avaliados serão dor (escala EVA, algômetro de pressão), funcionalidade do quadril (questionário VISA-G), qualidade de vida (EuroQol) e força isométrica dos músculos do quadril.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1017867 - PAULO JOSE BARBOSA GUTIERRES FILHO
Interna - 1998953 - LIDIA MARA AGUIAR BEZERRA DE MELO
Externo à Instituição - FRANCISCO XAVIER DE ARAÚJO - UFPel
Externa à Instituição - ANDREIA PELEGRINI - UDESC
Notícia cadastrada em: 08/02/2023 12:13
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app08_Prod.sigaa02