Banca de DEFESA: Lucas da Silva Almeida

DISCENTE : Lucas da Silva Almeida
DATA : 30/03/2023
LOCAL: Ambiente Virtual

Prevalência global de sarcopenia em pacientes com doença renal crônica: uma revisão sistemática e meta-análise

Doença renal crônica; Sarcopenia; Massa muscular esquelética; Força muscular; Performance física; Prevalência

Definida operacionalmente pela perda progressiva e concomitante de força e massa muscular, a sarcopenia tem sido associada a desfechos clínicos adversos na população com doença renal crônica (DRC), especialmente aqueles submetidos a terapias renais substitutivas, como a hemodiálise. A DRC é uma doença de cunho catabólico que contribui para diversas condições que favorece os desequilíbrios entre degradação e a síntese muscular, predispondo o paciente a um quadro sarcopenico. Embora seja uma temática de crescente interesse, informações da prevalência a nível global da sarcopenia em todo o espectro da DRC não foi previamente investigado. Objetivo: Identificar a prevalência global de sarcopenia em pacientes com DRC em estágio conservador e naqueles que realizam algum tipo de terapia renal substitutiva (TRS), por meio de uma revisão sistemática com meta-análise. Métodos: As pesquisas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE, EMBASE, Web of Science, CINAHL e LILACS sem restrição de idioma ou data de publicação. Foram incluídos estudos observacionais que relataram a prevalência de sarcopenia em pacientes com DRC em estágio conservador ou realizando alguma TRS, utilizando as definições do European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP), Asian Working Group for Sarcopenia (AWGS), Foundation for the National Institutes of Health Sarcopenia Project (FNIH) e International Working Group on Sarcopenia (IWGS), que são os principais consensos disponíveis na literatura cientifica na atualidade. Meta-análises foram conduzidas para estimar a prevalência de sarcopenia. Por fim, foram realizadas análises por subgrupo para identificar um melhor panorama referente a prevalência de sarcopenia na DRC. O presente estudo foi registrado no International Prospective Register of Systematic Reviews, número CRD42020213659. Resultados: Um total de 6,974 artigos foram encontrados por meio das estratégias de buscas. Após aplicados os critérios de elegibilidade, 109 estudos foram incluídos na meta-análise geral com 31,409 participantes. A maioria dos estudos foram em pacientes em hemodiálise (HD), 49 estudos (10,990 pacientes; 37,3%). Meta-análises agrupadas mostraram que a prevalência de sarcopenia na DRC é de 24,8% (IC 95%: 20,5−29,4), o EWGSOP foi o consenso com os maiores números de estudos incluídos (36 estudos) e foi o consenso com maior prevalência de sarcopenia (30,1%). Os resultados de prevalência 7 mais elevados foram encontrados na população em diálise (HD + DP) 31,3% (IC 95%: 20,2−43.7; p < 0,00). Seguido de pacientes em HD 28,7% (IC 95%: 24,7−32,8; p < 0,00). O traço de sarcopenia com uma maior prevalência encontrada foi a baixa força muscular 43,8% (IC 95%: 33,7−54,1). Conclusão: Identificamos uma elevada prevalência de sarcopenia em pacientes com DRC, e é provável que uma maior prevalência de sarcopenia aconteça em função da gravidade da doença e sua prevalência pode variar de acordo com o consenso utilizado para sua definição.

Externa à Instituição - ALICE SABATINO
Externo à Instituição - HEITOR SIQUEIRA RIBEIRO
Interno - 396869 - RICARDO JACO DE OLIVEIRA
Presidente - 1794344 - RICARDO MORENO LIMA