Banca de QUALIFICAÇÃO: Alan Moreira Monteiro

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alan Moreira Monteiro
DATA : 27/04/2023
LOCAL: Ambiente Virtual (Teams)
Monitoramento integrado do planejamento, treinamento e desempenho no jogo em equipes de basquetebol: análise por naipe e níveis competitivos

Preparação-desempenho. monitoramento do desempenho. ensino-aprendizagem. análise de jogo. transferência de informação. basquetebol.

O objetivo da pesquisa foi analisar a preparação-desempenho de equipes de basquetebol na perspectiva do ciclo de aprendizagem da equipe - CAE em níveis e naipes distintos. A pesquisa se desdobra em dois estudos observacionais, descritivos e quantitativos. O primeiro estudo incidirá em uma equipe universitária feminina de basquetebol (15 atletas, idade±20 anos) que disputou os jogos universitários brasileiros de 2018. Neste estudo consideramos todas as etapas que são inerentes ao CAE. Serão analisados a estratégia da equipe que é composta por oito jogadas ofensivas e seus blocos de construção, as DCEs, o treinamento com todas as sessões da pré-temporada compreendendo 25 sessões de treinamento realizadas ao longo de 60 dias (105 horas), com frequência de três vezes na semana. Por fim, analisaremos o desempenho obtido no jogo da equipe. O segundo estudo será desenvolvido com a seleção brasileira de basquetebol sub 16 masculina que disputou a Copa América em 2019. Neste estudo, consideramos todas as etapas que são inerentes ao CAE e propomos um avanço metodológico no ciclo. Serão analisados a estratégia da equipe que é composta por 19 jogadas ofensiva e considerando os seus blocos de construção com um detalhamento maior, as DCEs-DCEc, o treinamento com todas as unidades planejadas na preparação da equipe, compreendendo 20 sessões de treinamento realizadas ao longo de 14 dias (26 horas), todos os dias na semana. Por fim, analisaremos seis jogos e os respectivos resultados obtidos. Finalizaremos com a discussão geral e conclusão da pesquisa.

Externo à Instituição - DILSON BORGES RIBEIRO JUNIOR - UFJF
Externo à Instituição - CARLOS UGRINOWITSCH - USP
Interno - 1586846 - JUAN CARLOS PEREZ MORALES
Presidente - 2157174 - LEONARDO LAMAS LEANDRO RIBEIRO