Banca de QUALIFICAÇÃO: Rafael Antonio Bonneterre Lima

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rafael Antonio Bonneterre Lima
DATA : 04/09/2023
LOCAL: Ambiente virtual (Zoom)

A LUTA MARAJOARA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE DIDÁTICA CRÍTICO-SUPERADORA
NA AMAZÔNIA PARAENSE

Educação Física. Cultura Corporal. Cultura Popular. Luta Marajoara.

São diversas as manifestações corporais presentes nos estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal e que, historicamente, são pouco difundidas no processo de ensino-aprendizagem ou são "folclorizadas" nas escolas. Essas práticas corporais surgiram a partir do encontro das populações indígenas, donas da terra, com as pessoas que foram escravizadas durante o Brasil Império e brasileiros que, anos mais tarde, migraram de outros estados para trabalhar na região amazônica, principalmente durante o ciclo da borracha. No estado do Pará, as manifestações encontram-se em diversas regiões, caracterizadas como culturais, religiosas e esportivas. Entre as esportivas, está a Luta Marajoara que, para algumas pessoas naturais do arquipélago do Marajó, surgiu a partir da observação da luta dos búfalos e que tem como objetivo “sujar” de areia ou lama as costas do adversário. Comum nas praias e nos campos das cidades de Soure e Salvaterra, a Luta Marajoara possui federação que rege suas regras ao tratar das competições que acontecem durante as festividades no arquipélago, entretanto, essa prática carece de registros históricos e dados acadêmico-científicos. Diante esses fatos, esta pesquisa objetiva tratar, de acordo com a Pedagogia Histórico-Crítica, da conversão do saber objetivo em saber escolar assimilável pelos estudantes no espaço e tempo e o provimento dos meios necessários para a assimilação e aprendizagem do processo de produção e tendência de transformação (SAVIANI, 2013) aos moldes da “proposta metodológica de didática superadora” que trata dos meios de apropriação do saber e a apreensão dos processos contraditórios da realidade histórica, possibilitando a superação da realidade cotidiana (SOUZA, 2009). Ao tratar dos procedimentos metodológicos, iniciou-se pela delimitação na literatura científica sobre Educação Física, Cultura Corporal, Cultura Popular e Luta Marajoara, com objetivo de, no primeiro momento, estabelecer o arcabouço teórico à ser utilizado na fundamentação da pesquisa. De caráter qualitativa, esta pesquisa possui abordagem dialética e como método de procedimento e teoria do conhecimento o Materialismo Histórico-Dialético.

Externa à Instituição - ZAIRA VALESKA DANTAS DA FONSECA - UEPA
Presidente - 1704471 - EDSON MARCELO HUNGARO
Interno - 1807734 - JONATAS MAIA DA COSTA
Externo à Instituição - LINO CASTELLANI FILHO - UNICAMP