Banca de QUALIFICAÇÃO: MARKUS FILARDI MOURA OLINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARKUS FILARDI MOURA OLINTO
DATA : 01/12/2023
LOCAL: Ambiente virtual Teams

Efeito de diferentes tipos de exercício físico sobre os sintomas e sobre os parâmetros de saúde na reabilitação de COVID Longa.

COVID Longa, exercício físico, extensores elásticos, reabilitação.

Introdução: O exercício físico promove adaptações positivas na saúde por melhorar a função cardiovascular e neuromuscular. Tais adaptações são relevantes na reabilitação de doenças como a covid-19. Neste contexto, muitos pacientes apresentaram perda muscular, fraqueza, fadiga, perda de mobilidade, alterações cardiorrespiratórias e outros problemas que permanecem após a saída do hospital. Dessa forma, o estudo e a implementação de estratégias de reabilitação das sequelas de covid 19 com uso de diferentes tipos de exercício físico são de alto potencial e relevância. Contudo, não está claro na literatura se o emprego de exercícios com resistência elástica promove melhora significativa em parâmetros de saúde em pacientes de covid-19, como se poderia assumir com o uso dos exercícios tradicionais. Objetivo: investigar o efeito de um programa de exercício físico utilizando extensores elásticos sobre parâmetros morfofuncionais, hemodinâmicos e bioquímicos em sobreviventes de covid-19 em fase de reabilitação. Metodologia: A amostra do estudo será composta por indivíduos de ambos os sexos, fisicamente inativos, com idade superior a 40 anos, que tenham testado positivo para COVID-19 há pelo menos 6 meses. O cálculo amostral realizado a priori (G*Power v. 3.1.9.7) adotando tamanho de efeito f de 0.25, alfa de 0.05 e poder (1-β) de 0.95 indicou um n mínimo de 54 indivíduos para o estudo. Os participantes serão divididos em dois grupos: i) treinamento tradicional (n=27); ii) treinamento com resistência elástica (n=27). Os grupos serão submetidos à avaliação da composição corporal, força muscular, capacidade funcional, pressão arterial, perfil lipídico e ácido úrico. Todas as avaliações ocorrerão antes e após a intervenção de exercício físico, que terá duração de 12 semanas e será realizado duas vezes por semana. O protocolo de exercícios tradicionais será composto por exercícios resistidos. O protocolo de exercícios de resistência elástica será composto por exercícios resistidos utilizando extensores elásticos. Os dados serão analisados com estatística descritiva e inferencial. A normalidade será avaliada com o teste de Shapiro Wilk. Será adotada a análise de variância (ANOVA) para comparação dos efeitos do experimento entre e intragrupos. Se necessário, teste não paramétrico será utilizado. A significância será de P ≤ 0,05. O projeto pode contribuir com o conhecimento sobre estratégias de reabilitação pós-covid.

Externo à Instituição - FILIPE DINATO DE LIMA - UNICEUB
Interno - 1567105 - JOAO LUIZ QUAGLIOTI DURIGAN
Presidente - ***.598.741-** - MAURÍLIO TIRADENTES DUTRA - UnB
Notícia cadastrada em: 01/12/2023 11:47