Banca de DEFESA: Felipe Saul da Costa Wanzeler

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Felipe Saul da Costa Wanzeler
DATA : 12/12/2023
LOCAL: Híbrido: FEF/UnB e Ambiente virtual Teams

UMA ABORDAGEM SOBRE A DUPLA CARREIRA ACADÊMICA-ESPORTIVA: PESQUISA E FATORES RELACIONADOS AO PERFIL DE ATLETAS DE ELITE

Estudante-atleta. Dupla Carreira Esportiva. Atleta de Elite. Escolarização de atletas. Brasil.

Os atletas de elite que buscam conciliar a carreira esportiva de alto nível com a trajetória educacional (escolar/acadêmica) apresentam inúmeras demandas e características que precisam ser mais bem conhecidas e compreendidas para possibilitar a promoção e a proteção dos seus interesses morais, educacionais e profissionais. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é investigar os fatores relacionados ao engajamento de atletas de elite na dupla carreira entre o esporte e a educação, a partir da análise de experiências de pesquisa e de variáveis relacionadas ao perfil dos atletas brasileiros. O percurso metodológico compreendeu a realização de pesquisas de revisão da literatura sobre o tema e a investigação empírica sobre o perfil de atletas de elite brasileiros, que foi realizada através da aplicação de um questionário semiestruturado. Os resultados do levantamento da literatura nacional e internacional revelaram que, há entre elas, disparidades numéricas quanto à realização de estudos sobre o assunto e apontaram um aumento geral de publicações sobre o tema a partir do ano de 2018. A análise da literatura brasileira evidencia um crescente interesse na investigação dos desafios associados à conciliação entre o esporte e a trajetória educacional. Além disso, ressalta importantes lacunas no conhecimento, especialmente no que diz respeito à escassez de pesquisas envolvendo atletas de elite. Por outro lado, a revisão da literatura internacional identificou e categorizou diferentemente fatores nos níveis individual, social e políticos/institucionais, que atuam como facilitadores ou barreiras para a dupla carreira. Os resultados das análises destacam a necessidade urgente de implementar ações abrangentes de suporte e apoio aos estudantes-atletas. Os resultados da pesquisa empírica revelaram que os atletas de elite brasileiros apresentam alta expectativa educacional, mas contam com limitadas oportunidades educacionais e esportivas que garantam a condição atípica de estudante-atleta. Esses sujeitos possuem boa condição financeira (classe A e B) e têm o Governo Federal como principal financiador do esporte, sendo que os medalhistas que frequentam o ensino superior estão em instituições privadas (100%). Na análise de interdependência entre variáveis qualitativas, observou-se expectativa educacional significativamente maior entre as mulheres (p £ 0,021) e diferença para o pódio a partir do tipo de instituição de ensino (p £ 0,029), sendo importante considerar a relação entre a faixa etária e o nível de ensino de cada segmento. A síntese dos achados revela que, apesar dos desafios, o engajamento de atletas em uma dupla carreira é amplamente recomendado e pode repercutir em diversos benefícios individuais e coletivos, desde que estruturas de apoio e arranjos flexíveis estejam disponíveis. No Brasil, devido a falta de estrutura de apoio legal e institucional para o desenvolvimento da dupla carreira, os estudantes-atletas de elite não contam com tutores, apresentam dificuldades para obter remarcação de provas e abono de faltas, e estão sujeitos à autoridade discricionária das instituições educacionais e de seus professores. Conclui-se que os resultados apresentados são relevantes, auxiliam para nortear pesquisas futuras sobre o tema no Brasil e ampliam o conhecimento sobre a condição do estudante-atleta de elite. Recomenda-se que pesquisas subsequentes adotem abordagens mistas e delineamentos longitudinais, ou mesmo a pesquisa-ação e participante. Além disso, é aconselhável que tais pesquisas incluam populações de estudantes-atletas de diferentes estados e regiões do Brasil. Por fim, sugere-se que esforços para apoiar a condição do estudante-atleta concentrem-se nos âmbitos político e institucional.

Externo ao Programa - 1866960 - AMERICO PIERANGELI COSTA - nullPresidente - 2129282 - FELIPE RODRIGUES DA COSTA
Externo à Instituição - HUGO PAULA ALMEIDA DA ROCHA - CPII
Externa à Instituição - MARESSA D PAULA GONÇALVEZ ROSA NOGUEIRA - UNISANTA
Externo à Instituição - RENATO FRANCISCO RODRIGUES MARQUES - USP