O QUE PROFESSORES/AS APRENDEM COM A SÉRIE SEX EDUCATION: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MÉTODO PROVOQUE
Violência escolar; Gênero e sexualidades; Pedagogias Culturais; Formação Docente; Sex Education.
Esta tese investiga o que professores/as de Arte podem aprender com/a partir da série Sex Education, sob a perspectiva das pedagogias culturais, enfatizando seu potencial como dispositivo para provocar reflexões críticas sobre dinâmicas escolares e práticas pedagógicas. A pesquisa se insere em um contexto educacional marcado pelo silenciamento de questões relacionadas à identidade de gênero e à diversidade sexual nos currículos e políticas educacionais, com ênfase no estado do Paraná, onde essas temáticas são frequentemente marginalizadas e invisibilizadas. Nesse cenário, a escolha da série se justifica por sua abordagem de temáticas que dialogam diretamente com as dinâmicas de exclusão, poder e silenciamento vivenciadas cotidianamente nos espaços escolares. De caráter qualitativo, a pesquisa contou com a realização de grupos focais envolvendo professores/as de Arte. Nesses encontros, foram utilizados disparadores que fomentaram debates articulando as experiências profissionais dos participantes com as problemáticas apresentadas pela série. Como metodologia, foi adotado o método PROVOQUE, que possibilitou exercícios de análise visual crítica e inventiva, incentivando os/as participantes a problematizarem, pensarem criticamente e questionarem interpretações suscitadas pelas imagens. Esses exercícios buscaram desnaturalizar o olhar e deslocar estereótipos de gênero e sexualidade retratados e produzidos pelas narrativas da série. O principal objetivo da pesquisa é identificar os aprendizados construídos na/a partir das imagens e narrativas presentes na série e compreender como essas representações podem sensibilizar educadores/as para refletirem sobre as diversas formas de violência presentes no ambiente escolar, especialmente aquelas relacionadas às questões de gênero e sexualidade. Além disso a pesquisa visa destacar estratégias pedagógicas que integrem essas reflexões às práticas docentes, promovendo um ensino mais inclusivo e transformador.