Banca de DEFESA: Felipe Rodrigo Caldas

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Felipe Rodrigo Caldas
DATA : 28/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

O QUE PROFESSORES/AS APRENDEM COM A SÉRIE SEX EDUCATION: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MÉTODO PROVOQUE


PALAVRAS-CHAVES:

Violência escolar; Gênero e sexualidades; Pedagogias Culturais; Formação Docente; Sex Education.


PÁGINAS: 218
RESUMO:

Esta tese investiga o que professores/as de Arte podem aprender com/a partir da série Sex Education, sob a perspectiva das pedagogias culturais, enfatizando seu potencial como dispositivo para provocar reflexões críticas sobre dinâmicas escolares e práticas pedagógicas. A pesquisa se insere em um contexto educacional marcado pelo silenciamento de questões relacionadas à identidade de gênero e à diversidade sexual nos currículos e políticas educacionais, com ênfase no estado do Paraná, onde essas temáticas são frequentemente marginalizadas e invisibilizadas. Nesse cenário, a escolha da série se justifica por sua abordagem de temáticas que dialogam diretamente com as dinâmicas de exclusão, poder e silenciamento vivenciadas cotidianamente nos espaços escolares. De caráter qualitativo, a pesquisa contou com a realização de grupos focais envolvendo professores/as de Arte. Nesses encontros, foram utilizados disparadores que fomentaram debates articulando as experiências profissionais dos participantes com as problemáticas apresentadas pela série. Como metodologia, foi adotado o método PROVOQUE, que possibilitou exercícios de análise visual crítica e inventiva, incentivando os/as participantes a problematizarem, pensarem criticamente e questionarem interpretações suscitadas pelas imagens. Esses exercícios buscaram desnaturalizar o olhar e deslocar estereótipos de gênero e sexualidade retratados e produzidos pelas narrativas da série. O principal objetivo da pesquisa é identificar os aprendizados construídos na/a partir das imagens e narrativas presentes na série e compreender como essas representações podem sensibilizar educadores/as para refletirem sobre as diversas formas de violência presentes no ambiente escolar, especialmente aquelas relacionadas às questões de gênero e sexualidade. Além disso a pesquisa visa destacar estratégias pedagógicas que integrem essas reflexões às práticas docentes, promovendo um ensino mais inclusivo e transformador.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1241135 - CARINA LUISA OCHI FLEXOR
Presidente - 1353766 - CAYO VINICIUS HONORATO DA SILVA
Externo à Instituição - LUTIERE DALLA VALLE - UFSM
Externa à Instituição - MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI - UFPel
Interna - 1122699 - THERESE HOFMANN GATTI RODRIGUES DA COSTA
Notícia cadastrada em: 19/02/2025 15:41
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