Kerayvoty, o Nosso Sonho: educação da cultura visual e descolonização no currículo de artes visuais do Distrito Federal
educação em artes visuais; cultura visual; educação decolonial; descolonização; Currículo em Movimento
Esta pesquisa analisa de que forma as propostas curriculares no ensino das artes visuais no Distrito Federal atendem as questões da educação da cultura visual e descolonizadora. Para essa tarefa foram identificados os seguintes objetivos: analisar como poderia se construir uma visão crítica da diversidade das manifestações artísticas e culturais, identificar que visualidades se promovem e identificar que conteúdos e objetivos impedem ou favorecem estas práticas. A pesquisa se apoia nos estudos curriculares com Tomaz Tadeu da Silva, Jimeno Sacristán e Michael Apple; da educação em cultura visual com Belidson Dias, Fernando Hernández e Raimundo Martins, educação decolonial com Catherine Walsh, Walter Mignolo e Pedro Pablo Gomez. A metodologia usada é a da análise comparativa crítica, que é uma metodologia de pesquisa qualitativa. Os resultados apontam a um processo de emancipação em curso, que ainda precisa de mudanças estruturais para sua consolidação.