Banca de QUALIFICAÇÃO: Virgínia Lopes de Lemos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Virgínia Lopes de Lemos
DATA : 06/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

A instalação artística como dispositivo pedagógico na Educação em Artes Visuais


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Artes Visuais – Instalação Artística – Teoria Ator-Rede – Chthuluceno – Meio ambiente


PÁGINAS: 121
RESUMO:

Este estudo investiga o papel da instalação artística como dispositivo pedagógico na Educação em Artes Visuais (EAV) no Ensino Médio, adotando a teoria ator-rede (TAR) como abordagem. A pesquisa busca compreender como a instalação media o conhecimento em Arte, analisando suas características e influências no contexto educacional. Explorando o Chthuluceno de Donna Haraway para abordar as relações entre humanos, não humanos, meio ambiente e práticas artísticas e pedagógicas, questiona como a arte e a educação podem contribuir para enfrentar as crises ambientais e inspirar uma perspectiva de futuro diante desses desafios, propondo a instalação artística como ferramenta para comunicar essas transformações. A pesquisa será conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a cartografia de controvérsias para examinar experiências específicas de instalações artísticas implementadas em ambientes educacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1353766 - CAYO VINICIUS HONORATO DA SILVA
Interno - 1122643 - GERALDO ORTHOF PEREIRA LIMA
Externo à Instituição - LUIZ GUILHERME DE BARROS FALCAO VERGARA - UFF
Interna - 1122699 - THERESE HOFMANN GATTI RODRIGUES DA COSTA
Notícia cadastrada em: 13/05/2024 13:07
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app30_Prod.sigaa24