A instalação artística como dispositivo pedagógico na Educação em Artes Visuais
Educação em Artes Visuais – Instalação Artística – Teoria Ator-Rede – Chthuluceno – Meio ambiente
Este estudo investiga o papel da instalação artística como dispositivo pedagógico na Educação em Artes Visuais (EAV) no Ensino Médio, adotando a teoria ator-rede (TAR) como abordagem. A pesquisa busca compreender como a instalação media o conhecimento em Arte, analisando suas características e influências no contexto educacional. Explorando o Chthuluceno de Donna Haraway para abordar as relações entre humanos, não humanos, meio ambiente e práticas artísticas e pedagógicas, questiona como a arte e a educação podem contribuir para enfrentar as crises ambientais e inspirar uma perspectiva de futuro diante desses desafios, propondo a instalação artística como ferramenta para comunicar essas transformações. A pesquisa será conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a cartografia de controvérsias para examinar experiências específicas de instalações artísticas implementadas em ambientes educacionais.