Banca de DEFESA: GUILHERME MOREIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUILHERME MOREIRA SANTOS
DATA : 27/10/2025
HORA: 14:30
LOCAL: sala digital
TÍTULO:

PARA DIZER O MÍNIMO: ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO ENTRE A MINIMAL ART E O CONTEXTO ARTÍSTICO BRASILEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Minimal Art; estratégia de exportação; estratégia de enfrentamento; trânsito de modelos plásticos e teóricos; História e Historiografia da Arte Contemporânea


PÁGINAS: 269
RESUMO:

A presente pesquisa discute o trânsito da Minimal Art estadunidense no contexto artístico brasileiro na segunda metade do século XX, a partir da ideia de estratégias de aproximação. Considerando um recorte temporal que observa as décadas de 1960 e 1980, a investigação aqui proposta analisa dois eventos-chave que marcaram algumas das principais aproximações entre obras, artistas, pressupostos teóricos e plásticos vinculados tanto à Minimal Art quanto ao contexto artístico brasileiro contemporâneo: a participação da delegação estadunidense na 8ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1965, e a exposição Em Busca da Essência: Elementos da Redução na Arte Brasileira, com curadoria de Gabriela Wilder, realizada no contexto da 19ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1987. Partindo do problema que analisa a maneira pela qual esses dois principais trânsitos da Minimal Art no contexto brasileiro da segunda metade do século XX podem ser analisados sob a ideia de estratégias de aproximação, a hipótese aqui proposta considera uma bifurcação que concebe duas estratégias específicas, a saber, a ideia de estratégia de exportação, no caso da 8ª Bienal de São Paulo, em 1965, e a noção de estratégia de enfrentamento, no caso da 19ª Bienal de São Paulo, em 1987. Metodologicamente, a pesquisa aborda ambos os eventos escolhidos de modo cronológico, estabelecendo uma estrutura de análise em que a investigação do evento-chave reporta a estratégias específicas, determinadas pelas exigências e demandas características do evento em questão. De viés historiográfico-artístico, a investigação debruça-se sobre a textualidade de alguns dos discursos que envolveram a trama receptiva da Minimal Art no Brasil, bem como refletem acerca dos processos de historicização, embates discursivos e trânsitos de modelos plásticos, teóricos e conceituais envolvidos nessa conjuntura. Desse modo, o objetivo desta Tese visa a articulação de ambas as estratégias de aproximação a partir dos discursos que definiram o trânsito e a recepção dos pressupostos teóricos e plásticos minimalistas e a arte contemporânea brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DARIA GORETE JAREMTCHUK - USP
Interno - 1764679 - EMERSON DIONISIO GOMES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - IVAIR JUNIOR REINALDIM - UFRJ
Externa à Instituição - RENATA CRISTINA DE OLIVEIRA MAIA ZAGO - UFJF
Presidente - 1766170 - VERA MARISA PUGLIESE DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 24/10/2025 09:48
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