Banca de DEFESA: Teófilo Augusto da Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Teófilo Augusto da Silva
DATA : 20/07/2022
HORA: 13:30
LOCAL: Sala digital
TÍTULO:

Arte Computacional: O que reter, como reter? O que guardar, como guardar?


PALAVRAS-CHAVES:

Arte Computacional, Algoritmos, Preservação, Conservação, Mídias Instáveis


PÁGINAS: 230
RESUMO:

     Esta tese visa contribuir para a conservação da intenção estética das obras computacionais. As obras artísticas computacionais representam um limiar entre fazeres artísticos e científicos que representam uma forma diferente de refletir sobre o mundo e sobre os produtos culturais denominados tecnologias. Para a sociedade atual em que os processos computacionais estão cada vez mais hibridizados, com interfaces cada vez mais “naturais”, a obra de arte computacional, fruto da tradução de algoritmos em uma linguagem de máquina é ponto de reflexão sobre como nós seres humanos nos relacionamos com estes códigos e traduções entre nosso querer (intenção) e os resultados sensoriais (obras de arte computacionais). Os artistas que se utilizam das Linguagens de Programação para a produção de sua obra devem se atentar para a natureza da tecnologia que sempre caminha para a sua obsolescência com objetivo de evoluir para uma nova versão de si, isso nos direciona a uma problemática na preservação histórica da obra de arte computacional que até então tem tido como resultado a perda de muitas destas obras que não mais podem ser executadas em computadores atuais e cujo hardwares e softwares originais não mais são encontrados. Ao artista cabe preocupar-se não com a manutenção tecnológica, mas com a preservação da instrução poética, ou seja, devemos encontrar uma forma de deixar claro as intenções estéticas dos artistas com suas criações. Esta tese apresenta uma sugestão de um protocolo de conservação estética de obras computacionais a partir de reflexões históricas e ontológicas que demonstram a relação entre as tecnologias e a mensagem que cada obra intenciona proporcionar. Para tanto ela está dividida em duas partes: A primeira denominada “O que reter? O que guardar?” apresenta os três primeiros capítulos (“Uma história da Arte Computacional”, “A Arte e as Tecnologias da Informação e da Computação“e “Uma ontologia da Arte Computacional”) e tem por objetivo refletir sobre os processos formadores da Arte Computacional e a essência da mesma para entendermos o que deve ser preservado. Já a segunda parte “Como reter? Como guardar?” com o quarto capítulo (“Experiências em Conservação de Obras em Mídias Instáveis”) e quinto capítulo (“Protocolo de Conservação de Obra de Arte Computacional”), discorrem sobre as experiências práticas de conservação, as teorias específicas para esta problemática e a apresentação do modelo C7Art, que recebe este nome por ser derivado do Modelo C4 mas utilizar um mínimo de sete níveis e ter seu uso destinado aos objetos artísticos. No quinto capítulo ainda são apresentados os testes realizados com o protocolo nas obras EVO_CIRCUITO (Media Lab/UnB) e FUTURE VOICES (SN4TP/UdK).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GILBERTO DOS SANTOS PRADO - UAM
Externo à Instituição - ALBERTO DE CAMPO
Interno - 1768553 - ANTENOR FERREIRA CORREA
Presidente - 444.097.881-91 - SUZETE VENTURELLI - NÃO INFORMADO
Notícia cadastrada em: 19/07/2022 14:53
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