Banca de QUALIFICAÇÃO: Marcos Vinícius Silva Magalhães

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcos Vinícius Silva Magalhães
DATA : 03/05/2023
LOCAL: Sala digital

Mostra-me o que fizeste e eu direi quem tu és: a cultura das exposições de arte escolar

Exposições de arte escolar; Educação; Artes Visuais

O presente trabalho apresenta o delineamento do objeto de pesquisa no campo da Educação em Artes Visuais e toca em aspectos preliminares da metodologia de pesquisa, definida a partir de um processo de investigação bibliográfico e etnográfico, além de explorar, em certos momentos da escrita, os elementos de uma pesquisa narrativa. Nessa perspectiva, as exposições de arte escolar, enquanto foco do estudo, foram estudadas a partir do contexto das Exposições Universais do século XIX o qual incide sobre as práticas educativas e métodos do trabalho docente. Ao olhar para o reflexo das mudanças sociais e industriais na sociedade brasileira, principalmente a partir das primeiras décadas do século XX, pode-se compreender o modo como o trabalho artístico desenvolvido por crianças foi concebido, sobretudo diante da importância que as exposições de arte infantil assumiram nas décadas seguintes. Sob a luz de uma política de afirmação das artes e, na preocupação de fortalecer a identidade nacional, as exposições foram uma importante estratégia. Ao olhar para a escola, a pergunta de pesquisa se firma no modo como essas mostras são desenvolvidas e como elas fortalecem (ou não) a autoria dos/as estudantes e de suas comunidades. Ao se debruçar sob uma prática de ensino crítica e dialógica, tal como propõe Paulo Freire, o trabalho com a exposições de arte escolar poderá acontecer de forma significativa. A partir da pesquisa de campo no contexto da rede pública de ensino do Distrito Federal, o estudo será aprofundado.

Externa à Instituição - Dulce Regina Baggio Osinski - UFPR
Externa à Instituição - REJANE GALVÃO COUTINHO - UNESP
Externa à Instituição - ROSA IAVELBERG - USP
Presidente - 1353766 - CAYO VINICIUS HONORATO DA SILVA