Desenvolvimento de estratégias de controle preditivo aplicado a sistema de controle ativo de ruído em duto acústico.
MPC, CAR, identificação offline, caminho secundário.
O Controle Preditivo Baseado em Modelo (MPC) destaca-se por sua capacidade de considerar restrições operacionais em variáveis de entrada e saída, prever ecompensar distúrbios futuros e lidar com múltiplas variáveis de controle simultaneamente, características essenciais para sistemas industriais. No entanto, aaplicação do MPC no controle ativo de ruído (CAR) ainda é pouco explorada na literatura, principalmente devido à dinâmica muito rápida da planta e a elevadacarga computacional destes controladores. Este trabalho investiga a implementação do MPC para o controle ativo de ruído tonal propagado em dutosacústicos. Para viabilizar a implementação da malha de controle preditivo, foi necessário desenvolver uma estratégia que reduzisse o tempo de processamentocomputacional. Neste sentido, foi proposta uma solução inovadora ao utilizar um modelo matemático de ordem 1 para descrever a dinâmica do sistemaacústico. Inicialmente, foi realizada a identificação offline dos caminhos acústicos em espaço de estados, com a qual foi possível obter modelos do caminhosecundário de ordem 40 e ordem 1. Testes experimentais em ambiente laboratorial com FXLMS demonstraram que esses modelos são capazes de prever eajustar efetivamente as dinâmicas do sistema e que o modelo de ordem reduzida consegue aproximar adequadamente o sistema real. Posteriormente, oalgoritmo MPC proposto foi implementado em ambiente de simulação numérica, mostrando-se eficaz não apenas na atenuação do ruído, mas também nacapacidade de respeitar as restrições operacionais do sistema, mantendo uma redução significativa do ruído. Os resultados indicam que o uso do MPC no CARé uma abordagem promissora, preenchendo uma lacuna significativa na literatura e abrindo caminho para futuras pesquisas e aplicações práticas.