Banca de DEFESA: Arthur da Costa Aguiar

DISCENTE : Arthur da Costa Aguiar
DATA : 12/03/2024
LOCAL: Microsoft TEAMS

Modelo Computacional 3D Para Simulação do Fluxo Sanguíneo Durante a Ablação Cardíaca Por Radiofrequência: Explorando o Comportamento Caótico Cardíaco com Hidrodinâmica Translacional

COMSOL. VOSviewers. Sistemas Não-Lineares. Mecânica dos fluidos.

A ablação cardíaca, um procedimento invasivo para tratar arritmias cardíacas, pode apresentar complicações, como lesões de estruturas vizinhas, arritmias induzidas e o risco de desenvolvimento de fístulas cardíacas. No pós-operatório, os pacientes podem enfrentar dor no peito, fadiga, possíveis recorrências de arritmias e complicações relacionadas aos medicamentos. Sabendo disso está dissertação tem como objetivo desenvolver um modelo computacional 3D para simular o fluxo sanguíneo durante a Ablação Cardíaca por Radiofrequência (ACRF) e investigar o comportamento caótico cardíaco por meio da análise hidrodinâmica translacional. O modelo proposto permitirá explorar e compreender melhor as interações entre o eletrodo, os tecidos cardíacos, conjuntivos e esofágicos durante o procedimento de ACRF, fornecendo insights valiosos para aprimorar a eficácia e segurança do tratamento. Especificamente, a tese envolverá a utilização do software COMSOL para simular a dinâmica do fluxo sanguíneo, aplicando hidrodinâmica e teoria do caos. A geometria e malha serão definidas, e as propriedades físicas relevantes serão determinadas. Condições de contorno e iniciais adequadas serão estabelecidas. O processo de ablação por radiofrequência será modelado, levando em consideração as interações entre o eletrodo e os tecidos cardíacos, conjuntivos e esofágicos. Além disso, a teoria do caos será integrada ao modelo para analisar os padrões complexos e o comportamento dinâmico do fluxo sanguíneo durante a ACRF. Além disso, será realizada uma análise bibliométrica utilizando o VOSviewer para identificar a falta de correlação entre temas relevantes, como fibrilação atrial, teoria do caos, simulação computacional, pesquisa translacional, mecânica dos fluidos, hemodinâmica e ablação por radiofrequência na literatura científica. O VOSviewer será utilizado para mapear a rede de coautoria e visualizar as interconexões entre os diferentes temas, enfatizando a falta de conexões entre áreas como simulação computacional, teoria do caos e ablação por radiofrequência. Será realizada uma análise de coocorrência de palavras-chave utilizando o VOSviewer para identificar lacunas e tendências na pesquisa relacionada aos temas mencionados, destacando a escassez de estudos que abordem a interseção entre simulação computacional, pesquisa translacional, teoria do caos, mecânica dos fluidos, hemodinâmica e ablação por radiofrequência. Além disso, serão identificados os principais periódicos e conferências que publicam artigos sobre esses temas por meio da análise dos dados do VOSviewer, com o objetivo de compreender a distribuição da produção científica nessas áreas e identificar oportunidades de colaboração e intercâmbio de conhecimento. A análise bibliométrica feita no VOSviewer com suporte do software Excel revelou uma variedade de combinações de palavras-chave, algumas com uma quantidade significativa de artigos associados, enquanto outras mostraram uma contagem limitada de interconexões, sugerindo áreas-chave não exploradas. Essa lacuna no conhecimento ressalta a necessidade de investigações adicionais na área de ablação cardíaca por radiofrequência e modelagem computacional de sistemas não lineares. A simulação do comportamento da temperatura durante a ablação cardíaca por radiofrequência forneceu uma visão sobre a distribuição de pesquisa e considerações fundamentais para o sucesso do procedimento, destacando a importância do monitoramento da temperatura e da visualização do fluxo sanguíneo. Em suma, os resultados destacam a necessidade contínua de investigações interdisciplinares e estratégias que podem avançar na compreensão e prática da ablação cardíaca por radiofrequência, oferecendo oportunidades para melhorar os resultados clínicos e o cuidado com os pacientes, inclusive explorando o potencial das ferramentas de simulação para substituir os testes em animais vivos. Minhas impressões sobre os estudos futuros foram moldadas pela análises de dados que surgiram juntamente das limitações embruscadas durante a pesquisa. Ao examinar os resultados obtidos na investigação bibliométrica e na simulação computacional, ficou claro que existem áreas específicas que carecem de maior atenção e desenvolvimento. A complexidade da hidrodinâmica, a natureza não linear dos sistemas cardíacos e as lacunas na literatura científica destacaram a importância de futuros estudos para preencher essas lacunas e avançar no campo da ablação cardíaca por radiofrequência. Além disso, a necessidade de técnicas de monitoramento mais avançadas e estudos clínicos prospectivos surgiu como pontos cruciais para melhorar a eficácia e segurança do tratamento. Essas percepções destacaram a abstinência interdisciplinar, para impulsionar o progresso na área, visando não apenas avanços científicos, mas também melhores resultados clínicos e qualidade de vida para os pacientes.

Presidente - 2506617 - SUELIA DE SIQUEIRA RODRIGUES FLEURY ROSA
Externo ao Programa - 404943 - ADSON FERREIRA DA ROCHA - UnBExterno à Instituição - Allisson Lopes de Oliveira - IFTM
Externa à Instituição - FÁTIMA MRUÉ - UFG
Notícia cadastrada em: 05/03/2024 13:49