Banca de DEFESA: Gustavo Silva Vaz Gontijo

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Gustavo Silva Vaz Gontijo
DATA : 19/08/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Ambiente virtual TEAMS
TÍTULO:

Simulação de escoamentos em meios porosos com fronteira móvel usando o Método dos Elementos de Contorno


PALAVRAS-CHAVES:

Método dos Elementos de Contorno, Interface móvel, Escoamento potencial, Cone de água, Cone de gás, Reservatórios de petróleo.


PÁGINAS: 153
RESUMO:

Este trabalho apresenta a aplicação do Método dos Elementos de Contorno no desenvolvimento de simuladores para o estudo dos fenômenos dos cones de água e de gás em poços de petróleo horizontais e verticais. O escopo é a modelagem numérica bidimensional e axissimétrica dos fenômenos utilizando o Método dos Elementos de Contorno com sub-regiões e interface entre os fluidos modelada como uma fronteira móvel. Este texto traz uma revisão acerca destes fenômenos e de seu impacto na indústria de petróleo, de forma a situar o leitor sobre a motivação para a escolha da aplicação. São utilizados dois modelos de escoamento potencial, monofásico e bifásico. Um terceiro modelo, de escoamento difusivo monofásico, também é aplicado. Além desses, são adotados modelos monofásico e bifásico para escoamento potencial em domínios axissimétricos. Todo o tratamento matemático envolvido na dedução das equações governantes dos modelos é apresentado. Também estão presentes os desenvolvimentos matemáticos de diversas formulações do Método dos Elementos de Contorno. São elas a formulação para problemas potenciais bidimensionais, a formulação de Reciprocidade Dual para problemas regidos pela equação da difusividade em domínio bidimensional, a formulação para problemas potenciais em domínio tridimensional axissimétrico, e a formulação de sub-regiões, para problemas sobre domínios homogêneos por partes. Uma alternativa na modelagem do poço de petróleo horizontal em domínio bidimensional é proposta, utilizando um conjunto de sumidouros pontuais para representar seu perímetro. Esta abordagem permite analisar de forma satisfatória o comportamento da interface entre fluidos, mesmo depois que ela já tenha tocado o poço. Os aspectos principais da implementação dos simuladores são documentados de forma a permitir a utilização deste texto como consulta para implementações semelhantes. A determinação e aplicação das condições de contorno para todos os modelos, incluindo as condições de compatibilidade e equilíbrio na interface entre fluidos, são apresentadas. Os simuladores propostos foram desenvolvidos e validados em comparação a resultados analíticos, numéricos e experimentais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRES FELIPE GALVIS RODRIGUEZ
Presidente - 1807466 - EUGENIO LIBORIO FEITOSA FORTALEZA
Externo à Instituição - LUCAS SILVEIRA CAMPOS
Externo ao Programa - 1549489 - MANOEL PORFIRIO CORDAO NETO
Notícia cadastrada em: 18/08/2022 08:19
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app10_Prod.sigaa04