Banca de QUALIFICAÇÃO: Vinicius Leal

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Vinicius Leal
DATA : 16/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

Desenvolvimento de Metodologia para Projeto de Suspensões Automotivas Através de Análise Subjetiva Aplicado em Simulador Dinâmico Veicular


PALAVRAS-CHAVES:

1. Dinâmica Veicular 2. Suspensões 3. Simulador Automotivo 4. Elastocinematismo 5. Handling


PÁGINAS: 217
RESUMO:

O fluxo de desenvolvimento de suspensões automotivas e consequentemente da dinâmica lateral, tradicionalmente passa pelo ciclo em V iniciando por uma fase de projeto com simulações numéricas seguido por prototipação e industrialização para produção em escala. Tradicionalmente as montadoras transformam sensações de direção em números, gerando os objetivos para a definição do projeto de suspensão e consequente definição do desempenho dinâmico do veículo. A definição das geometrias das suspensões é baseada, portanto, em simulações numéricas, normalmente utilizando ferramentas de múltiplos corpos, com objetivos baseados em medições e experiencia prévia. Após definição da geometria e do elastocinematismo das suspensões a serem utilizadas em um novo projeto, entra-se na fase de maior dispêndio financeiro que são as etapas prototipação e em sequencia industrialização. Devido ao tempo de desenvolvimento para se lançar o novo veículo, não se tem hábil para análises subjetivas e otimização do comportamento dinâmico em protótipos. O desafio é ainda maior para se otimizar os componentes que constituem a geometria da suspensão, devido a dificuldade de prototipação de variáveis para análises. Segue-se, portanto, um padrão de desenvolvimento onde se traduz sensações subjetivas em números e as decisões são tomadas a partir de análises objetivas utilizando modelos numéricos. Não se tem, por fim, avaliações sensoriais para definição do comportamento dinâmico do veículo na fase de projeto e caso seja necessário algum ajuste na geometria das suspensões nas etapas de industrialização tem-se consequente desperdício de tempo e dinheiro. Este trabalho propõe um fluxo em degraus para o desenvolvimento de geometria do sistema de suspensão automotivos utilizando análise sensorial, anterior à construção de protótipos físicos, empregando um simulador dinâmico automotivo como ferramenta. Realizar, portanto, a otimização do cinematismo de suspensão e direção utilizando as sensações dos ocupantes como variável principal. Para a criação e validação do fluxo, propõe-se a construção e correlação dos modelos numéricos a serem aplicados no simulador, assim como análises de sensibilidade subjetivas à variações de geometria de suspensão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JANES LANDRE JÚNIOR - PUC MINAS
Presidente - 1769092 - ANDRE MURILO DE ALMEIDA PINTO
Externo ao Programa - 1619095 - MARCUS VINICIUS GIRAO DE MORAIS
Externa ao Programa - 2213675 - SUZANA MOREIRA AVILA
Notícia cadastrada em: 19/05/2023 14:34
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app24_Prod.sigaa18