Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO ADOLFO MARCELINO DE ALMEIDA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO ADOLFO MARCELINO DE ALMEIDA NUNES
DATA : 05/09/2023
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams

DESENVOLVIMENTO IN SILICO E MODELAGEM MATEMÁTICA DE UMA PLATAFORMA ORGAN-ON-A-CHIP PARA ANÁLISE DE TECIDO ENDOTELIAL COM PARÂMETROS DE VASCULOPATIA DIABÉTICA

Dispositivos Organ-On-A-Chip. Microfluídica. Diabetes Mellitus

Mundialmente, as doenças dos pés na Diabetes continuam a ocupar os primeiros lugares entre os principais problemas de saúde. O tratamento irá depender do grau da gravidade apresentada. Estas complicações são a principal causa de morbidade e mortalidade em portadores de Diabetes Mellitus tipo II. Os mecanismos precisos dos danos vasculares relacionados a hiperglicemia por tempo prolongado ainda não foram completamente elucidados. Estas alterações são alvos de estudos pela ciência, visto que, está diretamente ligada à deficiência no reparo tecidual de portadores de feridas crônicas, como as do tipo Pé Diabético. As lesões evoluem rapidamente para complicações graves, ocasionadas por falhas no processo de cicatrização, levando a infecções, necroses teciduais, amputações, absenteísmo profissional, gastos elevados em saúde pública e alta taxa de mortalidade. O processo de regeneração tecidual tem sido amplamente estudado nas últimas décadas, a fim de otimizá-lo. Isso inclui o desenvolvimento de novas terapias cicatriciais. Os efeitos de aceleração do processo de reparo tecidual do Látex proveniente da seiva da seringueira Hevea Brasiliensis têm sido estudados nos últimos anos, principalmente para a cicatrização de feridas crônicas. A fração 1, ou FrHBI do látex apresenta maior atividade angiogênica, atuando diretamente sobre o aumento da permeabilidade vascular, proliferação de vasos sanguíneos, diminuição do tempo de cicatrização e indução da fase de proliferação celular. Pode ser utilizado com a terapia de fotobioestimulação, o que potencializa seus efeitos cicatriciais. Os métodos alternativos como as plataformas Organ-on-a-chip (OOC) permitem um melhor entendimento do comportamento vascular de doenças como a diabetes mellitus, principalmente relacionado aos mecanismos de sinalização e resposta. Objetivo geral: Estabelecer a relação entre a microfluídica do tecido vascularizado por meio da angiogênese e vasculogênese estimuladas pela aplicação do sistema de fotobioestimulação, associado à membrana de látex, por meio do desenvolvimento de técnicas extração de características utilizando Organ-on-a-chip. Métodos: O processo de desenvolvimento será de maneira paralela e temporal para que os dados obtidos sejam adequados e controlados para avaliar as hipóteses. A primeira etapa, que é o objeto deste projeto, é estudar, caracterizar e implementar a tecnologia organ-on-a-chip. Neste momento, buscaremos aprender, documentar e implementar o uso da tecnologia OOC. Será um período de aprofundamento das partes constituintes da plataforma, formas de uso, reprodutividade, a elaboração e avaliação dos testes de prováveis cenários relevantes ou críticos, para que simulações possam ser efetivamente usadas em combinação com o campo de provas e o mundo real.

Interno - 1912898 - DANIEL MAURICIO MUNOZ ARBOLEDA
Externo à Instituição - FÁTIMA MRUÉ - UFG
Externa ao Programa - 1984200 - MARCELLA LEMOS BRETTAS CARNEIRO - nullPresidente - 2506617 - SUELIA DE SIQUEIRA RODRIGUES FLEURY ROSA
Notícia cadastrada em: 17/07/2023 09:43