Treinamento em Diversidade: Desenho e Avaliação de um Programa para Reduzir Comportamentos Discriminatórios e Promover Relações Intergrupais Positivas em Organizações
treinamento em diversidade; discriminação de gênero; interseccionalidade; relações intergrupais; intervenção organizacional
Este projeto de pesquisa para doutoramento propõe o desenvolvimento e a avaliação da eficácia de um programa de Treinamento em Diversidade (TD) especificamente concebido para o contexto organizacional brasileiro. O programa tem como objetivo reduzir comportamentos discriminatórios baseados em gênero e promover interações intergrupais positivas, especialmente em relação às mulheres, abordando as persistentes desigualdades estruturais sob uma perspectiva interseccional no ambiente de trabalho. Para tanto, o projeto está estruturado em cinco estudos sequenciais e interdependentes, integrando métodos qualitativos e quantitativos em um delineamento de métodos mistos, alinhado ao modelo Explanatory Sequential Design. O Estudo 1 realiza uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional sobre TD, seguindo o protocolo PRISMA em bases de dados especializadas, com o objetivo de mapear os tipos de programas, abordagens metodológicas e a eficácia na redução de comportamentos discriminatórios e na promoção de relações intergrupais positivas. Esses achados fundamentam o planejamento metodológico dos estudos subsequentes. O Estudo 2 conduz uma Análise de Necessidades de Treinamento (ANT) utilizando a Técnica de Incidentes Críticos, combinando entrevistas e grupos focais para identificar competências-chave voltadas à redução da discriminação e à promoção de interações intergrupais positivas, resultando em uma matriz de competências validada. O Estudo 3 desenvolve e valida Testes de Julgamento Situacional (TJS) como instrumentos de avaliação de comportamentos discriminatórios e competências intergrupais, culminando na elaboração de cenários validados, categorizados por níveis de proficiência. O Estudo 4 realiza o desenho instrucional do programa de TD com base nos achados da ANT, nos TJS validados e em modelos de planejamento instrucional, resultando em materiais abrangentes e estratégias de ensino baseadas em evidências. Por fim, o Estudo 5 implementa uma avaliação longitudinal quasi-experimental do programa. Essa avaliação compreende a aplicação de um pré-teste, um pós-teste imediato e um segundo pós-teste realizado dois meses após a intervenção. Esses procedimentos fornecem evidências empíricas robustas da eficácia do programa na promoção de comportamentos inclusivos no ambiente organizacional. Fundamentado na Teoria da Dominação Social, na Hipótese do Contato e em princípios de planejamento instrucional, o projeto aborda lacunas críticas da literatura brasileira e internacional ao adaptar e testar empiricamente metodologias de TD no contexto latino-americano. As contribuições esperadas incluem instrumentos diagnósticos e avaliativos validados, um modelo instrucional replicável para intervenções em diversidade e evidências empíricas que sustentem estratégias culturalmente responsivas, com base na perspectiva interseccional, e escaláveis para a promoção da inclusão no ambiente de trabalho além do Norte Global.