Banca de DEFESA: Rafaella de Andrade Vieira

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rafaella de Andrade Vieira
DATA : 27/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Disponível em: www.psto.unb.br/defesas
TÍTULO:

Efetividade e Competências de Equipes: Papel do Líder, Aprendizagem, Ambiente e Trabalho


PALAVRAS-CHAVES:

Efetividade de equipes, Competências transportáveis, Aprendizagem de equipes, Segurança psicológica, Liderança.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

A consolidação da utilização de equipes nos ambientes de trabalho tem levado ao consequente aumento de esforços de pesquisadores e gestores para identificar quais aspectos impactam sua efetividade, os processos subjacentes ao seu funcionamento, assim como competências necessárias para atingir as metas estabelecidas. Buscando contribuir para a melhor compreensão desse cenário, este estudo tem como objetivo é determinar a pertinência empírica do modelo explicativo proposto, em que as competências das equipes atuam como mediadoras da relação entre os antecedentes: aprendizagem de equipes, competências da liderança e desenho do trabalho, em relação ao desempenho e à satisfação, sendo essa mediação moderada pela segurança psicológica. Para alcançar esse objetivo, planejou-se 4 estudos: (1) Evidências de validade da escala de competências transportáveis em equipes; (2) Teste de discriminação entre segurança psicológica e aprendizagem de equipes; (3) Evidências de validade da escala de competências de liderança; e (4) Teste do Modelo proposto no projeto de pesquisa. O primeiro estudo, referente à escala de competências transportáveis, ocorreu com 465 trabalhadores e foram realizadas análises fatoriais exploratória e semiconfirmatória que indicaram a pertinência de se adotar uma solução fatorial que condensa três fatores com excelente confiabilidade interna (Coordenação - α = 0,90; Adaptabilidade - α = 0,90; Comunicação - α = 0,93), além de bons índices de ajuste e resíduos (CFI = 0,99; NNFI = 0,99; RMSEA = 0,021; RMSR = 0,028). Já o segundo estudo, que realizou a análise discriminante entre aprendizagem e segurança psicológica, além de adaptar a escala de segurança psicológica para o Brasil teve 412 respondentes, indicando a discriminação dos 2 construtos e a escala de segurança psicológica apresentou evidências de validade, com alfa de 0,89. O terceiro estudo refere-se à escala de Competências de Liderança, que apresentou ótimos índices de ajuste e resíduos para o modelo unifatorial (X2 / df = 0,88; CFI = 1,00; TLI = 1,00; NFI = 0,99; SRMR = 0,03; RMSEA = 0,00). Por fim, o estudo 4 que teve como objetivo testar o modelo proposto, apresentando como resultado a mediação de competências de equipes em relação às competências de liderança e satisfação (efeito indireto de 0,12 - 95% BCa CI = 0,02 - 0,26), assim como em relação ao desempenho (efeito indireto de 0,15 - 95% BCa CI = 0,01 - 0,31). Além disso, competências de liderança teve um impacto positivo e significativo na efetividade de equipes (desempenho: B = 0,27; p = 0,02; satisfação da equipe: B = 0,54; p = 0,00). Estes achados contribuem para o campo de equipes com novas medidas que possam colaborar com pesquisas futuras na área de competências em equipes, aprendizagem, segurança psicológica e competências de liderança, assim como de forma prática com diagnósticos organizacionais mais efetivos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALEKSANDRA PEREIRA DOS SANTOS - MGISP
Interna - 1764333 - ELAINE RABELO NEIVA
Interna - 404984 - GARDENIA DA SILVA ABBAD
Presidente - 1171217 - KATIA ELIZABETH PUENTE PALACIOS
Externa à Instituição - MARIA DO CARMO F MARTINS - UMSP
Notícia cadastrada em: 24/02/2024 08:59
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