Banca de DEFESA: Paulo Roberto Corrêa Marra Carvalho

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paulo Roberto Corrêa Marra Carvalho
DATA : 26/07/2024
HORA: 14:30
LOCAL: ICC Sul - AT 46/8
TÍTULO:

Efeitos da estimulação das funções executivas no desempenho escolar


PALAVRAS-CHAVES:

desempenho escolar; dificuldades de aprendizagem; função executiva; intervenção neuropsicológica


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Uma quantidade substancial de estudos relatou uma forte relação entre funções executivas e desempenho escolar. Consequentemente, existe grande interesse em melhorar as funções executivas em alunos com dificuldades de aprendizagem. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi obter evidências empíricas do efeito da estimulação das funções executivas de alunos com dificuldades de aprendizagem no seu desempenho escolar. A evidência foi obtida pela aplicação de testes que medem funções executivas e desempenho acadêmico antes e depois da intervenção. Os oito subtestes que medem funções executivas administrados fazem parte da bateria Escalas de Inteligência e Desenvolvimento 2 (IDS-2). Os três testes administrados que medem o desempenho acadêmico fazem parte do Teste de Desempenho Escolar (TDE II) e medem as seguintes habilidades escolares: Aritmética, Escrita e Leitura. Além destes 11 subtestes, também o Teste da Pirâmide Colorida de Pfister para Crianças e Adolescentes foi administrado para examinar a relação das funções afetivas e instintivas com os resultados dos testes que medem as funções executivas e o desempenho escolar. Participaram do estudo 17 alunos com dificuldades de aprendizagem de uma escola pública de ensino médio do Distrito Federal. Os estudantes tinham idade entre 11 e 16 anos (M=13,2) e eram predominantemente do sexo masculino (64,7%). A intervenção realizada teve como base o programa CENA (Capacitação de Educadores sobre Neuropsicologia da Aprendizagem) em que o professor estimula as funções executivas dos alunos. A intervenção ocorreu num período de dois meses e consistiu em quatro sessões com duração aproximada de quatro horas. Foram selecionados 13 professores para realizar a intervenção. A idade dos professores treinados para ministrar a intervenção foi de 45,2 anos, sendo 61,5% do sexo feminino. Os testes que medem as funções executivas e o desempenho acadêmico foram aplicados antes e depois da intervenção. A análise da confiabilidade dos escores dos testes aplicados resultou em coeficientes de confiabilidade α de Cronbach e λ2 de Guttman de pelo menos 0,80 no grupo intervenção com exceção de Reconhecer Figura e Reconhecer Figura Rotacionada, dois subtestes do IDS-2 que mostraram coeficientes de confiabilidade mais baixos de 0,63 e 0,62 respectivamente. Os resultados revelaram que o escore total das funções executivas aumentou significativamente (p < 0,01; tamanho do efeito d de Cohen = 0,30) após a intervenção. Dos três componentes das funções executivas (flexibilidade cognitiva, inibição e memória de trabalho) apenas a flexibilidade cognitiva aumentou significativamente após a intervenção (p < 0,01; tamanho do efeito d de Cohen = 0,25). Os principais resultados deste estudo indicaram que os escores de desempenho acadêmico aumentaram significativamente após a intervenção, tanto em relação ao escore total (p < 0,01; tamanho do efeito d de Cohen = 0,20), quanto em relação às pontuações em três habilidades escolares individualmente. Das três habilidades escolares o efeito mais forte foi obtido para Aritmética (p < 0,01; tamanho do efeito d de Cohen = 0,29). Este estudo fornece evidências empíricas para a eficácia de estimular funções executivas de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os resultados deste estudo enfatizam a importância de estimular os alunos com dificuldades de aprendizagem em funções executivas, mesmo os alunos mais velhos do ensino médio. Considerando o número limitado de participantes do presente estudo e a ausência de grupo controle, sugerimos replicar o estudo com uma amostra maior e um grupo controle.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.250.701-** - JACOB ARIE LAROS - UnB
Interno - ***.114.114-** - GERMANO GABRIEL LIMA ESTEVES - UnB
Interno - 2668625 - JOSEMBERG MOURA DE ANDRADE
Externa à Instituição - CLÁUDIA FUKUDA - UCB
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 17:52
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