Desenho Instrucional apoiado em mobilidade como preditor de transferência de treinamento no trabalho
mobile learning; transferência de treinamento; desenho instrucional
A tese tem como objetivo construir um modelo de avaliação de treinamento no nível do indivíduo, tendo como contexto um conjunto de treinamentos de comercialização de produtos bancários de varejo, disponível por meio de plataformas digitais que contemplem mobilidade. O modelo avalia o impacto do treinamento no trabalho em amplitude e, para isso, utiliza um conjunto de 6 escalas que medem as variáveis motivação para transferir; suporte psicossocial à transferência; condições facilitadoras do acesso online aos conteúdos do treinamento; percepção de utilidade do acesso online aos conteúdos do treinamento; facilidade de uso dos conteúdos online do treinamento no trabalho, percepção da qualidade do treinamento e suas relações com a variável cirtério transferência de treinamento para o trabalho. O trabalho é composto por 4 manuscritos. O Manuscrito 1 é uma análise da produção acadêmica que integra as áreas de treinamento à área de prontidão ao uso de tecnologia, investigando instrumentos de prontidão para o uso de tecnologias na aprendizagem. O Manuscrito 2 é um ensaio teórico, com base na análise da literatura, que integra os achados das áreas em estudo, criando um framework teórico, expresso por 3 matrizes de referências, que objetiva dar suporte às ações de elaboração, análise e avaliação de intervenções instrucionais voltados aos modelos disponíveis em meios digitais com mobilidade. O resultado dá suporte às análises teóricas e à compreensão do contexto em exame. O Manuscrito 3 descreve a adaptação de uma escala de prontidão ao uso de tecnologia ao contexto de treinamento corporativo apoiado em recursos de mobilidade e a respectiva investigação de evidências de validade de conteúdo por juízes e análise fatorial exploratória. Os resultados mostram que a estrutura empírica da escala possui evidências robustas de validade e confiabilidade. O Manuscrito 4 avaliou as relações de predição das variáveis do modelo proposto por meio de Modelagem por Equações Estruturais, confirmando os efeitos diretos positivos das variáveis percepção de utilidade do acesso online aos conteúdos do treinamento e percepção da qualidade do treinamento sobre a variável motivação para transferir, bem como das variáveis suporte a transferência de treinamento - pares de Trabalho e motivação para transferir sobre a variável critério transferência de treinamento. Os resultados dos estudos trazem contribuições teóricas, metodológicas e práticas para o uso eficaz de recursos de mobilidade visando incrementar as taxas de transferência de treinamentos resultantes de intervenções instrucionais apoiadas em recursos móveis.