Aprendizagem Informal: Em Busca de um Modelo Global de Predição
Comportamentos de Aprendizagem Informal, Interação e Autonomia no Trabalho, Prontidão para Aprender, cultura nacional, competências.
A aprendizagem informal é uma ferramenta estratégica no mundo do trabalho globalizado. Essa argumentação – bastante comum – carece da produção de achados científicos fundamentados em amostras diversificadas de países, ocupações e idades. Isto permitiria saber mais sobre os fatores que promovem a aprendizagem informal e apoiar políticas globais de desenvolvimento de competências para o trabalho, para distintas faixas etárias de trabalhadores em uma ampla variedade de ocupações. Com base nessas informações científicas, seria possível promover a aprendizagem informal como uma ferramenta estratégica. Para obter uma amostra assim diversificada, este projeto utilizará os dados do PIAAC e está estruturado em quatro estudos. O primeiro testou a estrutura e a confiabilidade dos instrumentos utilizados por esse Programa e investigou um modelo teórico de impacto das variáveis antecedentes (Interação no Trabalho, Autonomia no Trabalho e Prontidão para Aprender) sobre Comportamentos de Aprendizagem Informal (CAIs). Este estudo já foi publicado e seus resultados indicaram uma solução com quatro fatores, que todos os antecedentes selecionados estão positivamente relacionados aos CAIs e que a Interação no Trabalho tem o maior poder preditivo. O segundo estudo analisará se o modelo do Estudo 1 difere entre pessoas que participaram ou não de aprendizagem formal. O terceiro estudo investigará a diferença do modelo entre países com alta e baixa Aversão à Incerteza – uma característica da cultura nacional. Por fim, o quarto estudo testará a relação entre os diferentes tipos de CAIs e determinadas competências exigidas no contexto de trabalho. Espera-se que os resultados deste projeto possam contribuir com dados empíricos sobre como a aprendizagem informal pode ser estrategicamente empregada.