Competências socioemocionais de docentes da educação básica: estudo exploratório e preditivo
competências socioemocionais; educação básica; docentes; saúde mental; bem-estar subjetivo.
As competências socioemocionais (CSEs) abrangem conhecimentos, habilidades e atitudes com foco na compreensão, expressão, utilização e regulação dos fenômenos emocionais, sendo elas essenciais em diversos contextos sociais. A presente pesquisa objetivou investigar as relações entre CSEs de docentes da educação básica, variáveis sociodemográficas, saúde mental e bem-estar subjetivo, para isso foram elaborados 2 manuscritos independentes, porém concatenados. A amostra para ambos os manuscritos foi composta por 140 docentes de ambos os sexos que atuavam nos anos finais do ensino fundamental. Os participantes responderam a cinco instrumentos, sendo eles: a) Medida de Competências Socioemocionais de Docentes do Ensino Fundamental (EMODOC), b) Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse (DASS-21), c) Escala de Afetos Positivos e Afetos Negativos (PANAS), d) Escala de Satisfação com a Vida, e) Questionário sociodemográfico. O manuscrito 1 teve como objetivo investigar a relação entre as CSEs de docentes da educação básica e as variáveis socioedemográficas. Foram realizadas as seguintes análises: análise fatorial exploratória, Teste t de Student para amostras independentes, Anova One Way e Anova fatorial. Os resultados apontaram que docentes que possuíam maior nível de CSEs eram: a) docentes do sexo feminino, b) docentes que possuíam pós-graduação Lato Sensu, e c) docentes do sexo feminino que possuíam pós-graduação Lato Sensu. O manuscrito 2 teve como objetivo verificar em que medida as CSEs em docentes da educação básica eram capazes de predizer as variáveis de saúde mental (estresse, ansiedade e depressão) e de bem-estar subjetivo (afetos positivos, afetos negativos e satisfação com a vida). Para alcance dos objetivos foram realizadas análise fatorial e análise de regressão linear simples. Os resultados apontaram que as CSEs foram preditoras das variáveis saúde mental e bem-estar subjetivo, predizendo positivamente afetos positivos e satisfação com a vida, e negativamente, saúde mental e afetos negativos.